Title: Ações da gestão escolar como fator relevante para o desempenho no IDEB: estudo de caso da gestão e da governança de uma escola pública do Distrito Federal
Authors: Jovino de Sousa, Rodrigues
metadata.dc.contributor.other: Souza, Clóvis Henrique Leite de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 120 páginas
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Jovino de Sousa Rodrigues
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Este é um estudo de caso das ações da gestão e de governança de uma Escola Classe (escola pública de anos iniciais do Ensino Fundamental) do Distrito Federal, utilizando a percepção dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre quais ações fizeram com que a escola tivesse resultados acima do esperado e crescentes em todos os anos em que suas notas foram divulgadas. Entre os achados de pesquisa destacam-se o foco nas ações pedagógicas por parte da equipe gestora bem como a associação do bom desempenho da instituição à pessoa da diretora da escola, conectando-se com as estruturas de governança escolar, especialmente à transparência, à prestação de contas e à gestão democrática.
Keywords: gestão escolar;  governança escolar;  IDEB;  gestão de desempenho;  avaliação
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7586
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Jovino com ficha catalográfica.pdf1.41 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.