Título: PLATAFORMA +BRASIL - oportunidades de acesso aos recursos federais
Autor(es): Lemos, Regina de Andrade (conteudista, 2021).
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo 1: Como identificar oportunidades de recursos. 6 p.
Módulo 2: Formas de obter recursos e firmar parcerias. 10 p.
Módulo 3: Operando a Plataforma + Brasil. 13 p.
Módulo 4: Operando transferências especiais e fundos. 9 p.
Módulo 5: Rede + Brasil – Você não está sozinho. 13 p.
Módulo 6: Como melhorar a capacidade de captação de recursos do seu município. 10 p.
Data: 2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: O curso PLATAFORMA +BRASIL – Oportunidades de acesso aos recursos federais foi desenvolvido em 2021 pela Enap em parceria com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEAF/SEGOV-PR) e integra um amplo conjunto de cursos a distância que visam atender à necessidade de capacitar e orientar gestores municipais em início de mandato. Entre eles, o curso “PLATAFORMA +BRASIL – Oportunidades de acesso aos recursos federais” pretende oferecer, aos gestores municipais, ferramentas e formas de captação de recursos.
Palavras-chave: Base Nacional;  banco de dados;  gestão da informação;  capacitação profissional
Objetivo: O objetivo do curso é apresentar, aos gestores municipais, ferramentas e formas de captação de recursos. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer as oportunidades de recursos e a principal ferramenta de transferências da União; Reconhecer quais os tipos de oportunidades de recursos para o seu município; Saber o que é recurso do orçamento geral e recurso de emenda, bem como os diversos tipos de emendas existentes; Entender o ciclo de vida de um convênio, contrato de repasse e termos de compromisso e seus principais pontos de atenção para uma boa execução; Entender o ciclo das transferências especiais; Reconhecer como a rede pode auxiliar o município; Conhecer como melhorar a gestão do seu município e receber mais recursos; Conhecer e acompanhar tudo sobre o seu município e receber mais recursos; Conhecer como capacitar gratuitamente a equipe; Estruturar um setor de captação de recursos.
Público alvo: O curso PLATAFORMA +BRASIL – Oportunidades de acesso aos recursos federais destina-se aos servidores públicos, especialmente aos que iniciam sua trajetória na gestão municipal.
Contexto de aprendizagem: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Observações/Notas: Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7570
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Políticas Públicas


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.