Título: Reintegração social de apenados do sistema penitenciário do Distrito Federal: uma análise do projeto mãos dadas
Autor(es): Carneiro, Luís Márcio Alexandre Leite
Contribuidor: Campos Filho, Antonio Claret (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 108 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Luís Márcio Alexandre Leite Carneiro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o projeto do Governo do Distrito Federal intitulado “Projeto Mãos Dadas”, que tem como finalidade a reintegração social, a remição de pena e a reparação do dano causado à sociedade, por meio de prestação de serviços comunitários. O Projeto Mãos Dadas identifica o trabalho como ferramenta principal para reintegração social de apenados do regime semiaberto. A pesquisa descreveu, sucintamente, o atual cenário do sistema penitenciário brasileiro e do Distrito Federal. A análise fundamentou-se nos conceitos de reintegração social a partir de autores e documentos de instituições públicas brasileiras. A pesquisa foi desenvolvida com enfoque qualitativo e utilizado o método de estudo de caso para analisar o Projeto Mãos Dadas, além da apreciação documental e entrevistas com policiais da fase de implementação e apenados participantes do projeto. O estudo possibilitou desvendar as características do projeto, histórico, gerenciamento e serviços realizados. Foram identificadas limitações e propostas de melhorias ao projeto.
Palavras-chave: sistema penitenciário;  reintegração social;  estabelecimento penal;  programa social
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7365
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disseração do Luís Márcio com ficha catalografica.pdf3.39 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.