Projeto Pedagógico
Título: | Projeto Pedagógico |
Autor(es): | Pereira, Alex Lopes |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | cgmba@enap.gov.br |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Programa |
Extensão/Indicação de Série: | 15 páginas |
Data: | 28-Set-2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Análise e Ciência de Dados |
Resumo: | Este documento sistematiza as concepções básicas e fundamentos teóricos do Curso “Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas”, regido pela Resolução no 22, de 27 de outubro de 2017, que aprova o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Especifica ainda as finalidades e a organização curricular integrando conteúdos e práticas no campo da Ciência de Dados. A proposta curricular tem como eixo norteador a relação direta entre a Ciência de Dados e o aumento da capacidade de entendimento dos problemas organizacionais e a tomada de decisões baseada em evidências. |
Palavras-chave: | ciência de dados; projeto; políticas públicas; capacitação profissional |
Objetivo: | Desenvolver e aprimorar a capacidade e competência profissional de servidores públicos federais que possibilitem aplicar os conhecimentos de Ciências de Dados na análise e avaliação de Políticas Públicas no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas. |
Público alvo: | Servidores ou empregados públicos federais que: atuem em área diretamente relacionada à análise e avaliação de políticas públicas do Governo Federal ou em áreas/unidades que trabalham diretamente com coleta, manipulação, limpeza e integração de dados de políticas públicas; tenham necessidade de desenvolver competências requeridas à modelagem e produção de dados usando protótipos, algoritmos, modelos preditivos e análises personalizadas. E ainda servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos concursados em exercício na Controladoria-Geral da União e demais servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo, empregados públicos federais concursados e militares das Forças Armadas. |
Contexto de aprendizagem: | O curso aborda as bases teóricas na área de Ciência de Dados e aplica conceitos de vieses cognitivos nos três eixos temáticos que sustentam o curso: Ciência da Computação, Matemática/Estatística e Políticas Públicas, incentivando a discussão de experiências e a prática na manipulação e análise de bases de dados de Políticas Públicas de Infraestrutura, de Saúde e Sociais. Ser graduado em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC; Pertencer ao público-alvo a que se destina o processo seletivo, conforme Edital; Não estar cursando outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu da Enap; Não ter cursado outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ofertado pela Enap nos dois anos anteriores à data da matrícula; Cumprir com o disposto do Edital; Ser aprovado em processo seletivo conduzido pela Enap; Apresentar os documentos necessários para a efetivação da matrícula, conforme Edital. O curso será um espaço de aprendizagem coletiva, integrando a teoria e a prática. A participação ativa dos estudantes será demandada nas aulas online e presenciais, bem como no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades envolverão aulas expositivas dialogadas; flash cards de revisão teórica; atividades práticas elaboradas na forma de Jupyter Notebooks; discussões em grupos; participação no ciclo de palestras Conhecimentos Conexos; laboratório de casos com utilização de bases de dados robustas, onde serão incentivadas as discussões de experiências e a prática na manipulação e análise de bases de dados de Políticas Públicas de Infraestrutura, de Saúde e Sociais. A expectativa é que os participantes sejam incentivados à reflexão, visando correlacionar os conceitos e proposições abordados nas disciplinas com situações concretas e a entender os problemas organizacionais e tomar decisões com base em evidências. A cada disciplina serão realizadas avaliações de aprendizagem que abrangerão a aplicação de conceitos, técnicas e reflexões realizadas durante as aulas. As avaliações formativas serão realizadas por meio de trabalhos em grupo e individuais, testes práticos, dentre outras. As somativas incluem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem o foco na aplicação prática como um diferencial metodológico do curso. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7216 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas - 2ª edição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Pedagógico - ECaP 2021.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.