Aprendizagem ao alcance de todos: a experiência do governo canadense em educação por meio eletrônico
Título: | Aprendizagem ao alcance de todos: a experiência do governo canadense em educação por meio eletrônico |
Autor(es): | Stoyko, Peter |
Contribuidor: | Violin, Luis Antonio (Revisor) Torres, Emília Moreira (Revisor) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=258 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Caderno |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 69 p. |
Data: | 2005 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Ensino a Distância Capacitação Profissional |
Resumo: | Este trabalho publicado originalmente pelo Canadá School of Public Service (CSPS), e elaborado a partir dos estudos e da experiência em aprendizagem por meio eletrônico (e-learning) do setor público canadense, tem por objetivo disseminar a utilização dessa modalidade de ensino a educadores e técnicos que trabalhem diretamente com Educação a Distância (EAD) no setor público. Ao procurar esclarecer o processo de aprendizagem, do ponto de vista dos conceitos, das técnicas e da operacionalização, o trabalho lança luz sobre as vantagens e o potencial que essa modalidade de ensino apresenta para as organizações públicas, apontando inclusive as armadilhas e obstáculos que devem ser observados em seu uso |
Palavras-chave: | Canadá; Internet; Aprendizagem; Capacitação; Recursos humanos |
Observações/Notas: | Série monográfica: Cadernos ENAP, 29 Sumário: Apresentação Agradecimentos Prefácio Construindo a organização de aprendizagem Carta da Presidente do CSPS Conectando-se à aprendizagem por meio eletrônico Prefácio do Presidente da Mesa-Redonda A aprendizagem por meio eletrônico em breves palavras Resumo executivo Argumentos a favor da aprendizagem por meio eletrônico Gerindo o processo da aprendizagem por meio eletrônico Seção 1 – Introdução à aprendizagem por meio eletrônico A ascensão da aprendizagem por meio eletrônico A aprendizagem por meio eletrônico vale a pena A aprendizagem por meio eletrônico no serviço público canadense Conectando-se ao Campusdirect A jornada da aprendizagem por meio eletrônico Seção 2 – Plantando as sementes certas Meios de envolvimento A coisa certa Como se tornar consumidor informado Seção 3 – Cultivando a aprendizagem por meio eletrônico Liderança e aprendizagem por meio eletrônico O doce sabor do sucesso Evitando armadilhas Progresso na aprendizagem Seção 4 – A aprendizagem por meio eletrônico em ação – o exemplo canadense Casos pertinentes Capacitação nos idiomas oficiais com uso da aprendizagem por meio eletrônico Cursos para orientação de funcionários Agora é com você Notas Rereferências bibliográficas |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/713 |
Aparece nas coleções: | Cadernos ENAP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem ao alcance de todos.pdf | 147.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.