Título: O Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras e seus impactos sobre indicadores do mercado de trabalho e da produção pesqueira extrativa no Brasil
Autor(es): Teixeira, Gibran da Silva
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caderno
Extensão/Indicação de Série: Cadernos Enap, 105
Coleção: Cátedras 2019
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Infraestrutura
Meio Ambiente
Resumo: o presente texto busca identificar os efeitos do Programa de Subvenção ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras sobre a dinâmica de estabelecimentos e postos de trabalho no segmento pesqueiro em nível estadual, sobre a produção pesqueira estadual e, por fim, sobre as empresas beneficiárias pelo programa ao longo do período analisado. As técnicas econométricas utilizadas nas análises levaram em consideração metodologias de quase-experimentos, conforme destacadas por Angrist e Pischke (2009).
Palavras-chave: setor pesqueiro;  mercado de trabalho;  subsídio;  programa social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Observações/Notas: Inclui Sumário Executivo
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7096
Aparece nas coleções:Cadernos ENAP
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caderno_105_sumario_executivo.pdfSumário Executivo180.95 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
Caderno_105__relatório_completo.pdfCaderno6.21 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.