Título: Análise Comparativa das Políticas Públicas de Conexão à Internet em Alta Velocidade: As experiências e as soluções internacionais para um Plano Nacional de Banda Larga efetivo no Brasil.
Autor(es): Nery, Daniel Christianini
Contribuidor: Guerriero, Ian Ramalho (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 246 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Daniel Christianini Nery
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: O presente estudo realiza uma análise comparativa entre as políticas públicas de conexão à internet em alta velocidade (banda larga) em países que possuem características comuns, como grande extensão territorial, localidades de difícil acesso, existência de grandes centros urbanos populosos e parte da população em condições de baixa renda: Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos da América e Índia. Busca-se com essa comparação identificar os desafios e caminhos adotados pelos países analisados para implantação desta política pública, observando-se as soluções encontradas e a viabilidade de replicação para o caso brasileiro. Para tanto, foram realizadas análises das características sociais, econômicas, jurídicas e políticas, bem como comparações entre índices de qualidade regulatória, carga tributária, preços do acesso à internet e velocidades de conexão oferecidas. O estudo apresenta referencial teórico sobre a difusão e transferência de políticas públicas, formas de policy design, Advocacy Coalition Framework (ACF), contexto fático dos serviços de telecomunicações no Brasil, universalização e massificação desses serviços, formas de participação estatal observadas nestas políticas públicas, instrumentos utilizáveis para a concretização das políticas, viabilidade de difusão e aplicabilidade de algumas das soluções encontradas internacionalmente. A política pública de acesso à internet em alta velocidade brasileira foi prioritária entre os anos de 2010 e 2016, mas ainda assim a qualidade do serviço brasileiro não superou à média mundial. As falhas da universalização podem estar ligadas a equívocos governamentais na elaboração da política, à falta de condições financeiras da população e à falta de competitividade em alguns mercados. Após 2016, houve uma interrupção na política pública brasileira de universalização de internet, que está sendo indiretamente retomada com as recentes modificações ocorridas na legislação brasileira em 2018 e 2019, que buscam reforçar o protagonismo do serviço de conexão à internet como principal serviço de telecomunicações do futuro. Para tanto, verifica-se a necessidade de maior integração com outras políticas públicas, sobretudo relacionadas à melhoria da renda da população e à educação, bem como melhorias nos mecanismos de uso dos fundos públicos brasileiros criados para o setor de telecomunicações. Da mesma forma, mostra-se necessária a alteração do regime tributário brasileiro, no sentido de favorecer a prestação do serviço e aquisição de equipamentos e insumos para infraestrutura.
Palavras-chave: internet;  banda larga;  políticas públicas;  policy design;  telecomunicações
Objetivo: Dissertação para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento pelo Programa de Mestrado Profissional, da Escola Nacional de Administração Pública – Enap
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7059
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.