Título: Perfil de recursos humanos e orçamentários das IFES: análise espacial e evolução temporal
Autor(es): Reis, Breno Salomon
Souza, Géssica Cardoso
Galvão, César Augusto
Adamczyk, Willian
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila
Folders/Cartilhas
Extensão/Indicação de Série: 24 páginas
Data: Dez-2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Gestão de Pessoas
Orçamento e Finanças
Políticas Públicas
Resumo: Este relatório apresenta os resultados de uma investigação quantitativa sobre a estrutura de custos e a composição dos recursos humanos das instituições federais de ensino superior (IFES) durante o período de 2013 a 2019. Para executá-la foi elaborada uma base de dados original se valendo de dados obtidos principalmente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). O objetivo da pesquisa é compreender como evoluiu o quadro de docentes e despesas para que seja possível aprimorar as regras, procedimentos e tomada de decisão relacionadas à alocação de recursos públicos nas IFES.
Palavras-chave: ensino superior;  recursos humanos;  educação;  pesquisa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7051
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