Título: Nota técnica: simulação de uma votação por ranqueamento nas eleições de 2000 para municípios brasileiros selecionados
Autor(es): Salomon, Breno
Figueiredo, Eduarda
Leite, Vittorio
Lopes, Daniel
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Folders/Cartilhas
Manual/Modelo
Extensão/Indicação de Série: 17 páginas
Data: Jul-2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Gestão Pública
Resumo: Este trabalho faz uma simulação do resultado das eleições caso o sistema de Instant Runoff Voting (IRV) fosse adotado no Brasil, notadamente, nas eleições para prefeito no ano 2000. Partindo da orientação programática dos partidos e de dados de votação de 31 municípios em que ocorreu segundo turno1 recalculamos os votos de acordo com o IRV usando uma versão do sistema em que a quantidade de escolhas que o eleitor deve fazer é igual a quantidade de candidatos disputando a eleição. Encontramos que o vencedor seria distinto em 7 municípios (22,6%) e que em dois desses sete municípios a composição dos finalistas seria alterada. Teorizamos que isso acontece porque o sistema de votação majoritária favorece os candidatos com maior visibilidade e estimula a ocorrência de fenômenos como o voto estratégico.
Palavras-chave: sistema eleitoral;  justiça eleitoral;  prestação de serviços;  cidadania
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7003
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021.07.23 - NT - Simulação de uma votação por ranqueamento - Anonimizado.pdfSimulação de uma votação por ranqueamento744.18 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.