Title: Nova PNDP: desenvolvimento de pessoas com base em resultados?
Authors: Sgaraboto, Carolina
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Sonia Maria Goulart (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 28 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Carolina Sgaraboto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas implementada a partir do Decreto n. 5.707/2006 representa um marco evolutivo da área de gestão de pessoas. A publicação do Decreto no 9.991/2019 agregou novos elementos à PNDP, representando uma nova etapa evolutiva na gestão estratégica de pessoas na APF. Este trabalho objetiva identificar quais elementos da Nova PNDP, advindos do Decreto no 9.991/2019, caracterizam o enfoque em resultados da Política. Para tanto, foi realizada análise de documentos normativos e da literatura sobre o tema, a fim de reunir os elementos necessários às análises que deram respostas à questão de pesquisa. Por meio deste artigo, pretende-se contribuir com a abertura de um novo campo de estudos, uma vez que há poucos trabalhos específicos sobre o Decreto 9.919/2019, com enfoque em resultados. Os principais achados dizem respeito à normatização do processo de planificação das ações de desenvolvimento, e à mudança do papel do órgão central do SIPEC na implementação da Política. As limitações deste trabalho estão relacionadas ao curto período de vigência do Decreto 9.919/2019, sugerindo-se novos trabalhos com análises temporais comparativas não contempladas neste estudo.
Keywords: desenvolvimento;  gestão de pessoas;  gestão por resultados;  Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6605
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINA SGARABOTO-28-06-2021.pdfArquivo Principal328.05 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.