Título: Os conceitos da Comunicação Não Violenta – CNV – na interação entre as pessoas: um estudo sobre a CNV com foco em um Ministério do Governo Federal
Autor(es): Santos, Fábio Júnio Luiz dos
Contribuidor: Félix, Joana d’Arc Bicalho (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 18 páginas
Data: 2021
Detentor dos direitos autorais: Fábio Júnio Luiz dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Resumo: Este artigo trata dos conceitos da Comunicação Não Violenta – CNV – na interação entre as pessoas, e busca os pontos de relação com a comunicação praticada em um órgão do Poder Executivo Federal. Foi abordada a realidade da comunicação no contexto institucional dessa organização e verificada a existência de elementos que compõem a CNV no processo de comunicação do órgão. No método, foi realizado inicialmente um estudo bibliográfico sobre a Comunicação Não Violenta, seguido posteriormente por uma pesquisa sobre comunicação interna no ambiente de um Ministério do Governo Federal. Para isso, foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas preferencialmente à área de comunicação interna neste Ministério, para determinar como ocorre esse processo dentro da instituição, além de realizado um estudo básico sobre a estrutura do órgão. Os resultados apontaram que a Comunicação Não Violenta no órgão é muito incipiente, e não possui patrocínio da alta gestão da instituição, e que a CNV também não faz parte das estratégias de comunicação interna utilizadas na organização. Apresentando-se no final, as limitações e contribuições relacionadas ao uso da CNV no órgão público utilizado nesta pesquisa.
Palavras-chave: Comunicação Não Violenta – CNV;  serviços públicos;  comunicação interna;  órgão público
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6601
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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