Identificação de lacunas de competências individuais no âmbito do Departamento de Certificação de Entidade Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) do Ministério da Saúde (MS).
Título: | Identificação de lacunas de competências individuais no âmbito do Departamento de Certificação de Entidade Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) do Ministério da Saúde (MS). |
Autor(es): | Santos, Julyson da Silva |
Contribuidor: | Vieira, Mara Lúcia Monteiro (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 32 páginas |
Data: | Jun-2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Julyson da Silva Santos |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas Inovação |
Resumo: | Este trabalho visa identificar as possíveis necessidades de aprendizagem dos colaboradores do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) no âmbito do Ministério da Saúde (MS). Neste estudo foi aplicado o modelo de gestão por competências que permitiu realizar a análise de documentação estratégica do órgão e aplicar um questionário estruturado aos gestores e colaboradores do DCEBAS no MS. Da metodologia, espera-se descrever as competências individuais e identificar as lacunas de desenvolvimento, de modo a subsidiar futuras políticas de capacitação. Nesse contexto, a pesquisa foi capaz de levantar competências individuais transversais, e além disso, foram identificadas lacunas nas competências descritas. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que, as competências descritas neste trabalho podem ser expandidas às demais unidades do Ministério da Saúde (MS); além do mais, a avaliação de necessidade de aprendizagem poderá apresentar maior precisão caso seja adotada a avaliação 180° graus, sendo no caso um método de análise de colaboradores, onde os responsáveis pela avaliação são os gestores. |
Palavras-chave: | mapeamento; competências individuais; aprendizagem; Ministério da Saúde |
Objetivo: | Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Público alvo: | Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Contexto de aprendizagem: | Carga Horária - 360 horas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6593 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC publicação 2906.docx.pdf | Arquivo Principal | 411.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.