Título: Avaliação dos efeitos da faculdade concedida pelo § 5º do art. 167 da Constituição Federal na gestão orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Autor(es): Santos, Rafael de Castro Neves
Contribuidor: Ramos, Jorge Luiz Rocha Reghini (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 29 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Rafael de Castro Neves Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Resumo: O artigo analisou os efeitos da faculdade concedida pelo §5º do art. 167 da Constituição Federal na gestão orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações. O dispositivo autorizou movimentações de recursos entre programações relativas às atividades de ciência, tecnologia e inovação, mediante ato do Executivo, dispensando prévia autorização legislativa. A análise cobriu o período de 2010 a 2019 e restringiu-se às dotações para despesas discricionárias. Ao final, concluiu-se que o dispositivo deu celeridade à movimentação de recursos entre programações do Ministério, reduzindo à demanda por créditos suplementares. Entretanto, não alterou a concentração de alterações efetivadas ao final do exercício e não parece ter impactado a execução final do orçamento nem o volume de recursos inscritos em restos a pagar. Quanto à destinação dos recursos, apesar de interpretações divergentes sobre o alcance da norma, constatou-se que a maior parte foi destinada a programações envolvidas diretamente a atividades de ciência, tecnologia e inovação.
Palavras-chave: orçamento público;  administração pública federal;  avaliação;  gestão orçamentária
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
Contexto de aprendizagem: 45 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6289
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL DE CASTRO NEVES SANTOS.pdf385.32 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.