Título: Regimes de exploração e produção de petróleo e gás no Brasil: uma proposta de reforma
Autor(es): Ferreira, Gustavo Henrique
Contribuidor: Monteiro, Vândson Kleber da Silva (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 68 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Gustavo Henrique Ferreira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Resumo: A atratividade das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural é função da atratividade geológica e das condições institucionais que determinam a forma de execução das atividades. Como o contexto geológico é dado pela natureza, cabe aos governos promover um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades de exploração e produção. Este trabalho promove uma revisão da literatura sobre os regimes fiscais existentes na indústria do petróleo de modo a subsidiar a análise e investigar possibilidades de melhorias nos regimes vigentes no Brasil, visando a atrair mais investimentos e gerar maior valor para a sociedade. O trabalho identifica e propõe melhorias no arcabouço legal e regulatório brasileiro e promove simulações da aplicação dos regimes de Concessões, Partilha de Produção e do modelo proposto em campos sintéticos de pequeno e grande porte. As simulações apontam que, para uma mesma carga fiscal, o modelo proposto propicia uma taxa interna de retorno do projeto superior em 11,29 e 1,05 pontos percentuais para o campo de grande porte e 6,28 e 1,37 p.p. para o campo de pequeno porte em relação a resultante nos regimes de Concessões e de Partilha de Produção, respectivamente.
Palavras-chave: produção;  petróleo;  planejamento;  orçamento
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
Contexto de aprendizagem: 45 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6252
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA.pdf1.24 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.