Título: Estudo exploratório sobre a abertura de créditos especiais no período de 2016 a 2019 no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade social da União.
Autor(es): Charão, Gláucio Rafael da Rocha
Contribuidor: Couto, Leandro Freitas (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 26 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Gláucio Rafael da Rocha Charão
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Resumo: O Orçamento público é o instrumento em que é decidida a alocação de recursos para entrega de bens e serviços à sociedade. Contudo, essas escolhas podem ser modificadas por meio de alterações no orçamento, ao longo de sua execução, por reforço ou inclusão de novos projetos ou políticas no orçamento. É sobre essa inclusão de novas programações no orçamento que se debruçou este estudo, em que, por meio de análise exploratório sobre as principais características da abertura de créditos especiais dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União no período de 2016 a 2019, evidenciou-se que proporção relevante desses créditos corresponde a programações constantes de Leis Orçamentárias de exercícios anteriores, bem como das ocorrências de ampliação de créditos especiais abertos. Esses achados apontam para oportunidades de melhoria na revisão dos programas de trabalho quando da elaboração do orçamento e no dimensionamento e autorização orçamentária nos créditos analisados.
Palavras-chave: ciclo orçamentário;  alterações orçamentárias;  créditos especiais;  orçamento público
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
Contexto de aprendizagem: 45 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6251
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLÁUCIO RAFAEL DA ROCHA CHARÃO.pdf486.08 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.