Title: Governança de TIC no contexto da transformação digital
Authors: Carvalho, Laura Estela (Conteudista, 2020)
metadata.dc.contributor.other: Ornelas, Maysa Barreto (Coordenadora 2020)
Alcantara, Thaís de Oliveira (Coordenadora 2020)
Takeda, Haruo Silva (Coordenação Web 2021)
Caetano, Caio Henrique (Revisão de texto 2021)
Coelho, Patrick Oliveira Santos (Implementação Articulate e Moodle 2021)
Araújo, Ana Paula Medeiros (Direção e produção gráfica 2021)
Cavalcante, João Paulo Albuquerque (Diagramação, 2021)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Base de Governança de TIC, 22 páginas
Módulo 2: Governança de TIC no setor público, 19 páginas
Módulo 3: Governança de TIC no contexto da transformação digital, 19 páginas
Módulo 4: Gestão de Riscos, 25 páginas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Abstract: Curso produzido em Brasília 2020. Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooper- ação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap. O curso é separado em 4 módulos. No primeiro módulo será capaz de diferenciar governança de gestão de TI, conhecerá os princípios e diretrizes da GovTI no setor público, terá noções de alinhamento estratégico, compreenderá como se dá o envolvimento da alta administração com iniciativas de TIC e conhecerá as especificações dos direitos decisórios sobre TIC, dos comitês de governança de TIC e o portfólio de TIC. No módulo 2 identificará os fatores críticos da governança de TIC no setor público, também reconhecerá os termos sistema de comunicação e transparência, conformidade do ambiente de TIC, monitoramento do desempenho e avaliação do uso de TIC. Por último, entenderá como implantar um modelo de governança de TIC em um órgão público. Já no módulo 3 terá tido contato com os conceitos de inovação e transformação digital, será capaz de relacionar Governança de TI e inovação, além de compreender como é possível tornar a Governança de TIC efetiva em um ambiente de transformação digital. E por fim, durante o módulo 4, compreenderá o conceito e a importância do risco na organização, entenderá o processo de gestão de riscos e conhecerá os principais modelos de gestão de riscos adotados no mercado, identificando suas principais características e abordagens.
Keywords: tecnologia da informação;  governança de tecnologia da informação;  curso de especialização
Target Audience: O objetivo do curso é preparar gestores e servidores públicos para atuação em governança de TIC no contexto da transformação digital.
metadata.dc.educational.context: Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6139
Appears in Collections:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.