Título: Gestão da informação
Autor(es): Brasil. Ministério da Saúde (MS). Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=168&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 9 p.
Data: Mar-2000
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Cada vez mais, a integração das partes componentes de um processo se impõe como vital, associada a necessidade de que as informações operacionais e gerenciais estejam disponíveis à tempo e à hora, para servirem de apoio à tomada de decisões gerenciais, com a eficácia e a velocidade que são exigidas nos dias de hoje. Neste trabalho, estão exemplificados como, através da integração dos processos, apoiados por um Sistema de Gestão da Informação, elimina-se trabalhos redundantes, facilita-se o preenchimento de documentos, aprimora-se o fluxo dos procedimentos, disponibilizando, em tempo real, informações sobre o andamento dos serviços. Este enfoque se aplica a qualquer serviço que envolva diversas áreas através da integração dos processos distribuídos ou implantando novos procedimentos setoriais apoiados por um suporte informatizado específico. Obedecendo às características particulares de cada área envolvida os Sistemas integrados ou setoriais promovem um perfeito controle dos processos distribuídos. A tomada de decisões é agilizada e tem perfeito embasamento nas informações que estão sempre disponíveis no momento em que se fizerem necessárias
Palavras-chave: Gestão da Informação;  Gestão de Processos;  Sistemas de Informação;  Tomada de Decisão;  Saúde Pública;  Gestão de Campi;  Fundação Oswaldo Cruz;  Logística;  Manutenção
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: estabelecer um plano de gestão e informatização corporativo, baseado num projeto de ambientação que consistia num modelo de integração entre os diversos departamentos e num conjunto de padrões que orientasse a seleção dos aplicativos e equipamentos de informática, e ainda a implantação de sistemas informatizados (programas e aplicativos proprietários e específicos para cada atividade desenvolvida). Tais sistemas deveriam ser capazes de tratar as solicitações de serviços, possuir ainda capacidade de serem alimentados por informações tabuladas em qualquer meio de comunicação, protocolando, direcionando, priorizando, supervisionando e mostrando a situação atual de qualquer demanda de serviços da Diretoria de Administração do Campus (DIRAC), além de gerar relatórios gerenciais
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Eloi de Souza Garcia, Presidente da Fiocruz
Ações premiadas no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000
Área temática: gestão da informação; gerenciamento de informações
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/605
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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