Title: Inovação nos Atos Normativos - Programa Janela GNova 2020
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.contributor.other: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relatório
metadata.dc.description.physical: Relatório Produto n. 1, 265 páginas
Relatório Produto n. 2, 330 páginas
Relatório Produto n. 3, 229 páginas
Mapa de insights, 18 páginas
Mapa de possibilidades, 9 páginas
Projeto de experimentação, 78 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Comunicação
Gestão Pública
Inovação
Políticas Públicas
Abstract: O projeto Inovação nos Atos Normativos fez parte do programa Janela GNOVA 2020. Tal ação foi realizada pelo GNova – Laboratório de Inovação em Governo da Enap, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de apoiar equipes na geração de soluções para problemas públicos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e também ampliar capacidades de inovação no setor público. A chamada contou com 34 inscrições de projetos de instituições públicas federais. O projeto submetido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) ficou entre os cinco selecionados no processo, tendo por objetivo melhorar a comunicação e a transparência dos atos regulatórios da agência para usuários e atores do sistema de água e saneamento. O trabalho foi desenvolvido em dois ciclos iterativos e experimentais, de maio a setembro de 2020, fundamentados na abordagem do design thinking e na metodologia de imersão ágil e realizados integralmente de forma remota. O ciclo 1 esteve focado em entender o problema da elaboração e do uso das normas da ANA e o ciclo 2 em criar um conceito de solução para apoiar o enfrentamento desse problema. O conceito de solução desenvolvido refere-se a projetos de simplificação de atos normativos, com base nos princípios da linguagem simples, desenvolvendo uma metodologia de simplificação de documentos para a agência, coordenada com ações de capacitação, sensibilização e disseminação. Sendo um projeto de experimentação, tanto o entendimento do problema quanto a criação do conceito foram desenvolvidos a partir do teste de hipóteses com o público-alvo, servidores da própria agência, outros atores do sistema de água e saneamento, além de especialistas em simplificação de documentos.
Keywords: comunicação;  ato normativo;  ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico;  inovação;  Programa Janela GNova 2020;  design thinking;  imersão ágil;  administração pública
Target Audience: Servidores públicos em geral
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6041
Appears in Collections:Projetos de Inovação do GNOVA


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.