Title: Perséfone - Programa Janela GNova 2020
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.contributor.other: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relatório
metadata.dc.description.physical: Relatório Produto n. 1, 256 páginas
Relatório Produto n. 2, 308 páginas
Relatório Produto n. 3, 211 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Inovação
Políticas Públicas
Abstract: Entre maio e setembro de 2020, o GNova - Laboratório de Inovação em Governo desenvolveu um projeto em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para identificar oportunidades de inovação na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. O nome escolhido para o projeto, Perséfone, remete ao mito grego do desaparecimento da filha da deusa Deméter, de nome Perséfone, que foi raptada por Hades e depois libertada com a ajuda de Hermes e Zeus. Um desafio semelhante à busca de muitas famílias pelo encontro de seus entes desaparecidos - suas respectivas perséfones. Baseado na metodologia de imersão ágil, o projeto envolveu dois ciclos: o primeiro dedicado à compreensão do problema e o segundo, ao desenvolvimento da solução. O primeiro ciclo do projeto permitiu identificar o momento do registro de um desaparecimento como uma etapa crucial para intervenção. Por isso, o segundo ciclo recorreu a ferramentas de design de serviços para desenvolver uma solução focada no desenho de um serviço efetivo de registro de desaparecimentos, com foco na profissionalização do atendimento e no acolhimento dos familiares. O novo serviço incorpora diversas inovações desenvolvidas no âmbito do projeto, como a introdução de um checklist para profissionais da segurança pública, de materiais de orientação e de uma estratégia de acompanhamento do caso. Com base no planejamento do passo-a-passo do serviço e no mapa de implementação desenvolvido em parceria com o GNova, o Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalhará nos próximos meses na implementação de um protocolo nacional sobre o tema, hoje inexistente, e na oferta de capacitações e materiais de suporte para que agentes de segurança pública sejam capazes de executar o serviço.
Keywords: inovação;  design de serviços;  imersão ágil;  segurança pública;  pessoas desaparecidas
Target Audience: Servidores públicos em geral
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6005
Appears in Collections:Projetos de Inovação do GNOVA
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio_Produto 1.pdf1.51 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Relatorio_Produto_2.pdf4.16 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Relatorio_Produto 3.pdf2.28 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Imersão sonora.mp3audio - Projeto Persefone - Pessoas desaparecidas21.18 MBMp3 View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.