Title: Projeto de racionalização e modernização do sistema normativo do Banco do Nordeste
Authors: Brasil. Ministério da Fazenda (MF). Banco do Nordesde do Brasil S/A
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=257&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 7 p.
Issue Date: Mar-2000
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Racionalização e modernização do sistema de normas do Banco do Nordeste, mediante a consolidação e sistematização de normas esparsas, constantes em diversos manuais, circulares e avisos-circulares, cujos conteúdos se sobrepunham e até se contradiziam, implementando soluções informatizadas não só para o processo de elaboração e divulgação, como também para as consultas por parte dos usuários, resultando numa redução de cerca de 3.500 folhas de normas para cerca de 600, ou seja, de cerca de 612.500 folhas nas 175 agências para cerca de 105.000. Instituição de mecanismos rápidos e on line de consultas às normas, e de formulação de consultas com respostas no mesmo dia e, na maioria das vezes, na mesma hora. Implementação de ferramentas para a compilação de respostas às consultas mais freqüentes, ensejando a redução permanente das consultas, por serem dadas maiores e melhores condições de apreensão dos conteúdos normativos pelos usuários. Redução de custos com pessoal (redução das equipes de normas de 39 pessoas para uma só equipe de 5 pessoas) e material (redução com custos de impressão, tinta e papel), assim como com comunicações telefônicas
Keywords: Normatização;  Gestão da informação;  Modernização;  Sistemas de normas;  Racionalização;  Banco do Nordeste;  Gestão de processos;  Repositório;  Comunicação interna;  Manualização
Target: São os objetivos da iniciativa: desburocratizar o sistema normativo para conseguir agilidade e tempestividade no atendimento ao cliente; sistematizar o acervo normativo do Banco; informatizar as tarefas de elaboração e divulgação dos normativos; extinguir os manuais até então existentes, eliminando a sobreposição e contradição que havia nas normas, e substituindo-os por instrumentos enxutos, racionais e informatizados, de fácil e rápida consulta; retirar o caráter autoritário das normas, transformando-as em instrumentos flexíveis de orientação da atuação gerencial; tornar racional e interativa a consulta e a leitura das normas; e restringir o espectro normativo exclusivamente aos assuntos que digam respeito ao risco e condições das operações de crédito, despojando as normas das disposições de ordem técnica e científica que dizem respeito apenas à elaboração de projetos de investimento
Target Audience: Servidores públicos
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 5º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Luís Sérgio Farias Machado
Ações premiadas no 5º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000
Área temática: melhoria dos processos de trabalho
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/597
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)


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