Categoria Estudantes de Graduação 1° Lugar: A utilização de custos na análise de eficiência da educação fundamental: um estudo no município de Ibiporã/PR
Título: | Categoria Estudantes de Graduação 1° Lugar: A utilização de custos na análise de eficiência da educação fundamental: um estudo no município de Ibiporã/PR |
Autor(es): | Pereira, Raony Rolim Galvão |
Editor: | Esaf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 17 páginas |
Data: | 2015 |
Detentor dos direitos autorais: | Raony Rolim Galvão Pereira |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Resumo: | A legislação brasileira trata do uso de custos na gestão pública há muitos anos (Lei nº 4320/64), no entanto, na prática, o uso ainda esta em fases iniciais. Muito se carece de informações precisas de custos, sendo, portanto, dificultoso medir a eficiência do gasto especialmente no âmbito da educação pública. Este trabalho tem por objetivo realizar uma analise o grau de eficiência do uso dos recursos públicos na educação básica, especificamente no custeio das unidades escolares de ensino fundamental no município de Ibiporã/PR. Para tal foram levantadas as informações e calculados os custos de todas as escolas municipais de Ibiporã/PR no ano de 2013. Como método de custeio fui utilizado o custeio direto, com cada unidade escolar como centro de custo. Para efeito de análise, os custos foram classificados em pedagógicos, sociais e administrativos nas respectivas escolas, e comparados com índice de desempenho que mede o aprendizado dos alunos (IDEB) desenvolvido pelo INEP. Como técnica de análise procurou-se medir a eficiência das unidades através da Análise Envoltória de Dados, comparando desempenho com variáveis de custos e técnicas. O custo médio aluno do município apresentou-se em R$ 290 mensais, com grande variação entre as unidades, reforçando o senso de que valores médios mascaram a realidade particulares de cada unidade. Como resultado a escola Helena Hatsui apresentou índice de eficiência de 100% ao apresentar uma nota do IDEB de 5.8 há um custo de R$174 mensais, criando um possível ponto de referência de desempenho para as demais escolas. |
Palavras-chave: | custo; eficiência; ensino fundamental; municípios; legialação; geatão pública |
Objetivo: | 5º Prêmio Chico Ribeiro de informação de custos e qualidade do gasto no setor público – 2015
Categoria: Estudante
Tema 1: Informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho Monografia apresentada no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015 |
Público alvo: | Especializado |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | texto publicado no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5855 |
Aparece nas coleções: | Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1o-lugar-categoria-estudantes-de-graduacao.pdf | 479.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.