Título: Categoria Estudantes de Graduação 1° Lugar: A utilização de custos na análise de eficiência da educação fundamental: um estudo no município de Ibiporã/PR
Autor(es): Pereira, Raony Rolim Galvão
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 17 páginas
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Raony Rolim Galvão Pereira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: A legislação brasileira trata do uso de custos na gestão pública há muitos anos (Lei nº 4320/64), no entanto, na prática, o uso ainda esta em fases iniciais. Muito se carece de informações precisas de custos, sendo, portanto, dificultoso medir a eficiência do gasto especialmente no âmbito da educação pública. Este trabalho tem por objetivo realizar uma analise o grau de eficiência do uso dos recursos públicos na educação básica, especificamente no custeio das unidades escolares de ensino fundamental no município de Ibiporã/PR. Para tal foram levantadas as informações e calculados os custos de todas as escolas municipais de Ibiporã/PR no ano de 2013. Como método de custeio fui utilizado o custeio direto, com cada unidade escolar como centro de custo. Para efeito de análise, os custos foram classificados em pedagógicos, sociais e administrativos nas respectivas escolas, e comparados com índice de desempenho que mede o aprendizado dos alunos (IDEB) desenvolvido pelo INEP. Como técnica de análise procurou-se medir a eficiência das unidades através da Análise Envoltória de Dados, comparando desempenho com variáveis de custos e técnicas. O custo médio aluno do município apresentou-se em R$ 290 mensais, com grande variação entre as unidades, reforçando o senso de que valores médios mascaram a realidade particulares de cada unidade. Como resultado a escola Helena Hatsui apresentou índice de eficiência de 100% ao apresentar uma nota do IDEB de 5.8 há um custo de R$174 mensais, criando um possível ponto de referência de desempenho para as demais escolas.
Palavras-chave: custo;  eficiência;  ensino fundamental;  municípios;  legialação;  geatão pública
Objetivo: 5º Prêmio Chico Ribeiro de informação de custos e qualidade do gasto no setor público – 2015 Categoria: Estudante Tema 1: Informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho
Monografia apresentada no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: texto publicado no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5855
Aparece nas coleções:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
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