Title: Categoria Relato de Experiências de Implantação e Uso da Informação de Custos 1º Lugar: O impacto da implantação do sistema de informação de custos do Governo Federal (SIC) na gestão de custos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Authors: Santos, Robson Marques dos
Oliveira, Luciana Araújo de
Mendes, Nilda Maria Domingos
Costa, Larissa Castro da
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 27 páginas
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Robson Marques dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: O objetivo geral deste estudo consiste em relatar o caso prático da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em relação à utilização do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC) como instrumento na gestão de custos. Para realização dos trabalhos, foram consideradas seis unidades, localizadas em variadas regiões do país. A Gerência de Mensuração de Custos e Precificação de Serviços (Gempe) buscou mensurar os custos do programa de Aquisição de Alimentos (PAA), relacionados diretamente (aquisição dos produtos, diárias, passagens) e indiretamente (custo de pessoal e administrativos) com a execução. A coleta de dados envolveu levantamentos no SIC e aplicação de questionários, com os superintendentes, gerentes e encarregados dos setores das Superintendências Regionais (Sureg's) pesquisadas. A análise dos dados permitiu concluir que os custos com pessoal superam os administrativos e, em relação aos direcionadores de custos dos programas finalísticos, o item “Administração da Sureg” apresentou-se como o de maior impacto. Comparando-se os programas, o PAA concentrou os maiores esforços das Sureg`s. Por fim, em relação ao projeto piloto, para se conhecer o custo médio total por quilo do produto do PAA, verificou-se que na maior parte dos estados os custos indiretos não ultrapassaram 10% dos custos diretos, o que leva a crer que o PAA é executado de maneira eficiente. A utilização do SIC constitui-se em ferramenta fundamental para obtenção dos custos indiretos de forma ágil e segura, impactando de maneira positiva na gestão de custos no âmbito da Conab e viabilizando a sua aplicabilidade em todas unidades e programas.
Keywords: custo;  administração pública;  sistema de informação;  compras governamentais;  gestão pública
Target: 5º Prêmio Chico Ribeiro de informação de custos e qualidade do gasto no setor público – 2015 Categoria: Relato de experiências de implantação e uso da informação de custos Tema: Experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação)
monografia apresentada no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015
Target Audience: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: texto publicado no 5º Prêmio Chico Ribeiro de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 2015
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5817
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1o-lugar-categoria-relatos-de-experiencia.pdf988.75 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.