Categoria Estudantes de Graduação 1º Lugar: Qualidade do gasto público em educação fundamental: uma proposta de indicadores de desempenho
Título: | Categoria Estudantes de Graduação 1º Lugar: Qualidade do gasto público em educação fundamental: uma proposta de indicadores de desempenho |
Autor(es): | Figueiredo, Jonilson de Souza |
Editor: | Esaf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 16 páginas |
Data: | 2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Jonilson de Souza Figueiredo |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar a qualidade do gasto público em educação fundamental a partir da elaboração de indicadores de desempenho, operacionais e institucionais, realizando de um estudo de caso para as escolas urbanas da rede pública municipal em Ceará Mirim/RN nos anos de 2005 e 2007. As razões pelas quais a pesquisa se fundamenta, decorrem da carência de mecanismos que permitam a avaliação da qualidade do gasto nesse setor e ainda da convergência observada entre a teoria da escolha pública – marco teórico adotado – frente ao comportamento das instituições públicas examinadas. O pressuposto central é que o dispêndio público em educação fundamental apresenta relativamente melhores resultados, quando gerido a partir de escolhas mais democráticas e participativas. Para tanto, utiliza uma metodologia baseada numa análise exploratória, que reúne uma revisão de literatura referente à teoria da escolha pública, bem como utiliza indicadores de desempenho operacional e institucional. A coleta dos dados, primários e secundários, decorre da utilização de entrevistas e de pesquisas documentais. Finalmente, nota-se que a quantidade dos recursos não foi o fator determinante para o alcance de melhores desempenhos nas escolas analisadas, visto que, a variável fundamental correspondeu aos aspectos qualitativos da gestão escolar. Desse modo, o presente estudo se apresenta como uma ferramenta auxiliar na elaboração e no desenvolvimento das políticas educacionais no âmbito dos municípios brasileiros, e por isso carece de expansão, para assim fortalecer, junto à comunidade escolar, o movimento rumo a educação pública de qualidade. |
Palavras-chave: | ensino fundamental; análise; avaliação de desempenho; gestão escolar; indicadores balanceados de desempenho |
Objetivo: | Tema 1: Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto público monografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011) |
Público alvo: | Especializado |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Aparece nas coleções: Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público Texto publicado no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011) |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5814 |
Aparece nas coleções: | Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1-lugar-estudantes-de-graduacao.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.