Title: Curso Programa de Voluntariado nas Unidades Organizacionais do ICMBio - Pdfs
Authors: Silva, Camila
Papa, Adriane
Soares, Ana
Alves, Jefferson
metadata.dc.contributor.other: Takeda, Haruo Silva (Coordenação Web, 2020)
Vega Junior, Paulo Ivan Rodrigues (Revisão de texto, 2020)
Silva, Fabrícia Kelly Alves Ramos da (Implementação Articulate, 2020)
Batista Neto, Israel Silvino (Direção e produção gráfica, 2020)
Martins, Isaac Silva (Implementação Moodle, 2020)
Lopes, Michelli Batista (Produção Captivate, 2020).
Albim, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2020)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://rise.articulate.com/share/6dRXraJ2RLB2EPGs3whOu6mwvwsooKWx#/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Contextualização do ICMBio e Gestão socioambiental, 36 páginas
Módulo 2: O Programa de Voluntariado do ICMBio, 34 páginas
Módulo 3: Sistema de Gestão do Programa de Voluntários do ICMBio, 7 páginas
Módulo 4: Orientações Gerais para o Voluntário, 23 páginas
Issue Date: Nov-2020
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Apresentar o programa, a metodologia e o sistema, a fim que se compreenda o papel do voluntário no ICMBio. Ao final deste curso, espera-se que os servidores públicos sejam capazes de: ● Reconhecer a importância do ICMBio para a conservação da natureza. ● Contextualizar o voluntariado no Brasil e no mundo. ● Reconhecer o Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Descrever o papel do voluntário junto ao ICMBio. ● Observar as funcionalidades do Sistema de Gestão do Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Utilizar o Sistema de Gestão do Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Indicar a importância da conduta consciente do voluntário como representante do ICMBio. ● Mostrar a importância da preparação adequada para a atividade voluntária no ICMBio.
Keywords: voluntariado;  programa de voluntariado;  conservação ambiental;  gestão ambiental
Target: Apresentar o programa, a metodologia e o sistema, a fim que se compreenda o papel do voluntário no ICMBio. Ao final deste curso, espera-se que os servidores públicos sejam capazes de: ● Reconhecer a importância do ICMBio para a conservação da natureza. ● Contextualizar o voluntariado no Brasil e no mundo. ● Reconhecer o Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Descrever o papel do voluntário junto ao ICMBio. ● Observar as funcionalidades do Sistema de Gestão do Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Utilizar o Sistema de Gestão do Programa de Voluntariado do ICMBio. ● Indicar a importância da conduta consciente do voluntário como representante do ICMBio. ● Mostrar a importância da preparação adequada para a atividade voluntária no ICMBio.
Target Audience: Sociedade em geral (pessoas interessadas no Programa de Voluntariado do ICMBio).
metadata.dc.educational.context: Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. Os módulos realizados a distância serão complementados com encontro presencial, onde o aluno poderá aplicar o conteúdo em simulações e atividades práticas. Importante! Este curso é sem tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão. Os recursos utilizados serão:● Checklist: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas. ● Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário, que apresenta ao participante uma lista de termos e definições. ● Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Dentre eles, constam: o conteúdo do curso para impressão e material complementar. ● Vídeos interativos (com animações e/ou instrutor): ferramenta que oferece conteúdos interativos com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. ● Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário, ao final de cada conteúdo. ● Avaliação de Satisfação do Curso: Estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5803
Appears in Collections:Escola Virtual: Políticas Públicas
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