Title: Categoria Acadêmico Regulação Técnica 1º Lugar: Análise de algorítmos de culpabilidade na aviação de erros e violações e sua aplicação na segurança operacional
Authors: Lima, Renato
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 92 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Renato Lima
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Infraestrutura
Abstract: Na aviação civil comercial mundial, os fatores humanos são considerados como a principal causa de acidentes aéreos desde os anos 1960. No âmbito das principais regulações de aviação civil e literaturas de Segurança Operacional, os comportamentos dos operadores da ponta da linha (front line operators) podem ser classificados a partir do desempenho humano de acordo com três componentes: o erro humano, as violações e os comportamentos inaceitáveis tomados a partir de riscos intoleráveis. Nesse contexto, num ambiente em que se preconiza uma cultura de segurança, o sistema de reporte deve conjugar dois pressupostos. Primeiro: erros e violações aceitáveis devem ser classificados como atos inseguros não culpáveis; e, segundo: violações inaceitáveis devem ser repudiadas em virtude da possibilidade de resultados adversos que podem causar, independentemente dos danos. O objetivo do presente trabalho é analisar a funcionalidade de algoritmos de culpabilidade, a fim de possibilitar a avaliação de erros e violações e sua aplicação no gerenciamento de risco na aviação. É feita uma abordagem metodológica qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise de dois algoritmos: James Reason e EUROCONTROL. Apresenta-se um estudo de caso a partir de um acidente aeronáutico ocorrido no Brasil com emprego de taxonomias e do algoritmo de James Reason. Demonstra-se, em função da inexistência de fomento ao reporte de erros e violações e de ferramentas para avaliação de atos inseguros que o emprego de algoritmos de culpabilidade pode aprimorar a cultura de segurança dentre os prestadores de serviço. As recomendações do trabalho remetem à necessidade de mais estudos, a fim de fomentar o emprego desses algoritmos de modo a mitigar riscos operacionais.
Keywords: transporte aéreo;  direito à segurança;  análise;  prestação de serviço;  Agência Nacional de Aviação Civil
Target: Dissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Dissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016 - Categoria acadêmico regulação técnica - 1 º lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5757
Appears in Collections:Prêmio ANAC 10 Anos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
autor-renato-lima.pdf1.02 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.