Título: Categoria Jornalístico 1º Lugar Impresso: A nova rota da aviação civil
Autor(es): Pinheiro, Yohanna Lara Barros
Saraiva, Francisco Raone Barbosa
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 20 páginas
Data: 2016
Detentor dos direitos autorais: Yohanna Lara Barros Pinheiro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: Foi no início da década de 2000, quando a desregulamentação do setor aéreo foi realizada e as companhias passaram a ter a liberdade para tarifar voos e definir novas rotas, que uma parcela maior da população brasileira conseguiu ter acesso a um meio de transporte que, anteriormente, era limitado às elites. O número de passageiros cresceu exponencialmente com a redução dos preços de voos, mas os aeroportos não acompanharam o aumento da demanda. Para recuperar o atraso, o governo deu início, em 2011, às concessões dos terminais à iniciativa privada para agilizar a alocação de investimentos no setor e adequar a infraestrutura aeroportuária à nova realidade. Nesse ínterim, se insere o Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, incluído no último pacote de concessões lançado pelo governo e potencial receptor do centro de conexões aéreas da Latam Airlines. Com o desenvolvimento acentuado da aviação civil, a economia do Ceará tem a oportunidade de decolar em novas direções.
Palavras-chave: transporte aéreo;  aeroporto;  análise;  Agência Nacional de Aviação Civil
Objetivo: Categoria jornalístico – Especializados, Impresso, Televisão e Web
Monografia apresentada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Monografia apresentada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5754
Aparece nas coleções:Prêmio ANAC 10 Anos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yohanna-pinheiro-e-raone-saraiva (1).pdf440.65 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.