Título: A compatibilização entre o interesse público e o direito à moradia em deslocamentos compulsórios na infraestrutura de transportes
Autor(es): Silva, Renata Helena da
Contribuidor: Moraes, Gabriela Garcia Batista Lima (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 páginas
Data: Jun-2020
Detentor dos direitos autorais: Renata Helena da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: A implantação de empreendimentos de infraestrutura de transportes pode deparar-se com a ocorrência de ocupações irregulares e famílias classificadas como socioeconomicamente vulneráveis na área de abrangência das obras. O deslocamento compulsório destas populações muitas vezes é necessário para a execução física da obra, objetivando uma entrega ambientalmente adequada e com segurança aos usuários e à coletividade. Neste sentido a necessidade de remoção destas famílias gera um contraponto entre o interesse público pela execução do empreendimento e o direito constitucional à moradia e, nos casos em que os conflitos são mais acentuados, ações civis públicas são frequentes, com o intuito de resguardar direitos e responsabilidades para a resolução dos litígios. O presente artigo busca identificar os elementos que possibilitam uma compatibilização entre o direito social à moradia e o interesse público dos empreendimentos, a partir da premissa da cooperação entre os diversos atores públicos e sociais envolvidos. Para tanto, remete a tratados e instrumentos internacionais de referência sobre direitos humanos, moradia e desenvolvimento sustentável, bem como aos normativos nacionais sobre habitação, política urbana e política de transportes. O artigo aborda a proposta adotada aos reassentamentos decorrentes das obras do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e BR-381-MG, que conjugou em uma conciliação judicial, a cooperação entre instituições dos poderes da União, estados, municípios e sociedade civil. Situações semelhantes se mostram presentes para os demais modos de transportes, sendo recomendável a definição de premissas gerais que permitam uma melhor atuação dos órgãos responsáveis pela implantação da infraestrutura, com o intuito de se evitar, e não, sendo possível, minimizar os conflitos derivados dos deslocamentos involuntários necessários à execução de obras, e, consequentemente reduzir a ocorrência de ações civis públicas.
Palavras-chave: infraestrutura de transportes;  deslocamentos compulsórios;  ação civil pública;  política ambiental
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 384 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5598
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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