Título: As contribuições das avaliações realizadas pela Controladoria Geral da União – CGU às políticas ambientais
Autor(es): Sousa, Leonarda Cristina Melo Rufino de
Contribuidor: Lui, Gabriel Henrique (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 páginas
Data: Jun-2020
Detentor dos direitos autorais: Leonarda Cristina Melo Rufino de Sousa
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: O estudo teve como objetivo identificar e analisar as contribuições do órgão de Controle Interno do Executivo - CGU às políticas ambientais. O foco do trabalho foi as recomendações emitidas em função das auditorias e fiscalizações realizadas nos programas do Ministério do Meio Ambiente e unidades jurisdicionadas, num período de dez anos. A metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratórias, através da análise documental e dos dados disponíveis nos Sistemas Monitor, Novo Ativa e e-AUD da CGU, além dos relatórios publicados no site do órgão. O trabalho apresentou a conclusão de que, o órgão está contribuindo com as políticas ambientais, através do aprimoramento da gestão, da prestação de contas, da transparência e publicidade de dados (accountability), com a implantação de sistema de monitoramento de projetos e com o aperfeiçoamento de processo, em especial àquelas executadas através dos Programas da Biodiversidade, Qualidade Ambiental e Prevenção e Controle do Desmatamento e dos Incêndios.
Palavras-chave: políticas ambientais;  controle interno;  auditoria;  meio ambiente;  accountability
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 384 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5579
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonarda Rufino.pdfartigo principal392.8 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.