Título: Categoria Universitários 1º Lugar: Controle social e desempenho da gestão pública: uma análise empírica dos conselhos locais de saúde e educação
Autor(es): Santana, Vitor Leal
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 37 páginas
Data: 2009
Detentor dos direitos autorais: Vitor Leal Santana
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Resumo: O objetivo central da monografia é apresentar dados empíricos que contribuam para o entendimento do funcionamento e da efetividade dos conselhos gestores de políticas públicas como canal de controle social dos recursos públicos. Na primeira parte do trabalho é discutido o marco teórico a partir do qual são pensados e implementados esses mecanismos de participação e de controle social. Em seguida são apresentados os principais argumentos em defesa da ampliação da participação da sociedade no processo decisório de políticas, como forma de aumentar a eficiência operacional e alocativa dos recursos públicos canalizados pelo governo federal para os municípios brasileiros. Nesse sentido, os conselhos são postos como um novo mecanismo de representação de interesses e como importante instrumento de fiscalização e controle. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um banco de dados com informações socioeconômicas e políticas de 233 municípios, espalhados por todos os estados e regiões do país. O desempenho da gestão pública foi avaliado com base em dados obtidos dos relatórios de fiscalização a partir de sorteios realizado pela Controladoria Geral da União desde 2003. Para tanto, foram coletadas as informações sobre os problemas graves e os problemas administrativos observados nas áreas de saúde e educação desses municípios nos anos de 2006 e 2007, do 20º ao 23º sorteio. 2 Os resultados foram analisados a partir de dois testes estatísticos realizados. Em primeiro lugar, foi aplicado um teste de diferença de médias, tomando problemas graves e problemas administrativos na saúde e na educação como variáveis dependentes e uma série de variáveis independentes relacionadas às características e funções dos conselhos locais de ambas as áreas. Em seguida, foi aplicada uma regressão binomial negativa a partir de um modelo no qual foram mantidos os problemas graves e administrativos como variáveis dependentes e incluídas variáveis institucionais relativas aos conselhos locais de saúde e educação. Além disso, características socioeconômicas dos municípios também foram acomodadas como forma de controlar por causas espúrias os resultados da análise. Os resultados encontrados corroboram os argumentos em prol da ampliação da participação social no processo de decisão sobre políticas. Isso porque, uma vez que os conselhos gestores, quando têm suas funções deliberativas e de fiscalização em funcionamento, se apresentaram como canais efetivos para a redução da corrupção e de incentivo para uma gestão pública mais eficiente.
Palavras-chave: corrupção;  políticas públicas;  sociedade;  gestão pública;  controle social;  municípios;  democracia;  fiscalização orçamentária
Objetivo: Tema: Prevenção da Corrupção
Monografia apresentada no 4º Concurso de Monografias da CGU - 2009
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Texto publicado no 4º Concurso de Monografias da CGU - 2009
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5511
Aparece nas coleções:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1-lugar.pdf302.31 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.