Title: Categoria Universitários 2º Lugar: O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de combate à corrupção: comprasnet e o portal da transparência
Authors: Ribeiro, Manuella Maia
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 62 páginas
Issue Date: 2008
metadata.dc.rights.holder: Manuella Maia Ribeiro
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Abstract: O Governo eletrônico é visto como um promotor da interação do cidadão com o governo, um modo de melhorar a gestão interna da Administração Pública e da integração com parceiros e fornecedores. Também é visto como uma ferramenta com diversas possibilidades de sustentar mudanças na Administração Pública e até mesmo na transformação da própria sociedade. Apesar da importância de todos os benefícios que o governo eletrônico pode proporcionar , cabe ressaltar o combate à corrupção. Com auxílio da tecnologia da informação o combate à corrupção pode ser potencializado, pois permite uma maior facilidade de acesso aos dados e informações sobre a Administração Pública. O objetivo dessa monografia é construir um referencial teórico sobre as perspectivas do uso das tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas de combate à corrupção e apresentar uma pesquisa exploratória de duas iniciativas do Governo Federal de combate à corrupção: o ComprasNet e o Portal da Transparência. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica que mapeou as possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação para o combate à corrupção e uma pesquisa exploratória no Portal de Compras do Governo Federal, denominado CompraNet, e o Portal da Transparência. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os dois sítios. As considerações finais sustentam que o governo eletrônico pode gerar benefícios além da economia de recursos e melhoria da eficiência dos serviços públicos. Ele pode promover uma mudança nos direitos de cidadania, pois pode facilitar uma maior inclusão dos atores sociais, com a rapidez da transmissão de dados, a facilidade para se acessar a Internet e as informações da Administração Pública e potencializar o combate à corrupção. 3 O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de combate à corrupção do Governo Federal: ComprasNet e o Portal da Transparência.
Keywords: corrupção;  governo digital;  tecnologia da informação;  internet;  consumidor;  administração pública;  comunicação;  serviço público
Target: Tema: Combate à Corrupção
Monografia apresentada no 3º Concurso de Monografias da CGU - 2008
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no 3º Concurso de Monografias da CGU - 2008
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5510
Appears in Collections:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-lugar (1).pdf186.88 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.