Categoria Universitários 1º Lugar: Educação e corrupção: a busca de uma evidência empírica
Título: | Categoria Universitários 1º Lugar: Educação e corrupção: a busca de uma evidência empírica |
Autor(es): | Damé, Otávio Menezes |
Editor: | Esaf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 45 páginas |
Data: | 2007 |
Detentor dos direitos autorais: | Otávio Menezes Damé |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Ética, Cidadania e Diversidade |
Resumo: | Talvez o Brasil nunca tenha vivenciado, em sua história contemporânea, tamanha turbulência no que diz respeito à corrupção pública, na qual os agentes, valendo-se de suas posição funcional, desvia-se da sua finalidade essencial para satisfazer interesses privados. Frente a estes acontecimentos, muitos apontam como solução para tal problema, um maior investimento público em educação, pois assim as pessoas teriam mais condições de combater a essas práticas ilícitas. Esta monografia, justamente, tem o objetivo de encontrar as relações existentes entre educação e corrupção. Em um primeiro momento, foi realizada uma ligeira revisão dos mais importantes trabalhos teóricos e empíricos sobre a visão econômica da corrupção. Logo após, através de regressões utilizando dados de painel, durante o período de 1997 e 2005 e com uma amostra de 104 países de todo o mundo, estimou-se os efeitos de cinco variáveis de educação no Índice de Corrupção Percebida. Concluindo que quanto mais alto o nível de educação maior seria a corrupção, variáveis que representam o nível de burocracia institucional foram testadas para se corroborar a hipótese proposta durante o texto: o problema de corrupção não está na educação e sim nas instituições. |
Palavras-chave: | corrupção; educação; burocracia; agente público; investimento público |
Objetivo: | Tema: Combate à Corrupção Monografia apresentada no 2° Concurso de Monografias da Controladoria Geral da União 2007 |
Público alvo: | Especializado |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Texto publicado no 2° Concurso de Monografias da Controladoria Geral da União 2007 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5473 |
Aparece nas coleções: | Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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