Título: Categoria Universitários 1º Lugar: Educação e corrupção: a busca de uma evidência empírica
Autor(es): Damé, Otávio Menezes
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 45 páginas
Data: 2007
Detentor dos direitos autorais: Otávio Menezes Damé
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Resumo: Talvez o Brasil nunca tenha vivenciado, em sua história contemporânea, tamanha turbulência no que diz respeito à corrupção pública, na qual os agentes, valendo-se de suas posição funcional, desvia-se da sua finalidade essencial para satisfazer interesses privados. Frente a estes acontecimentos, muitos apontam como solução para tal problema, um maior investimento público em educação, pois assim as pessoas teriam mais condições de combater a essas práticas ilícitas. Esta monografia, justamente, tem o objetivo de encontrar as relações existentes entre educação e corrupção. Em um primeiro momento, foi realizada uma ligeira revisão dos mais importantes trabalhos teóricos e empíricos sobre a visão econômica da corrupção. Logo após, através de regressões utilizando dados de painel, durante o período de 1997 e 2005 e com uma amostra de 104 países de todo o mundo, estimou-se os efeitos de cinco variáveis de educação no Índice de Corrupção Percebida. Concluindo que quanto mais alto o nível de educação maior seria a corrupção, variáveis que representam o nível de burocracia institucional foram testadas para se corroborar a hipótese proposta durante o texto: o problema de corrupção não está na educação e sim nas instituições.
Palavras-chave: corrupção;  educação;  burocracia;  agente público;  investimento público
Objetivo: Tema: Combate à Corrupção
Monografia apresentada no 2° Concurso de Monografias da Controladoria Geral da União 2007
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Texto publicado no 2° Concurso de Monografias da Controladoria Geral da União 2007
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5473
Aparece nas coleções:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1-lugar (1).pdf220.14 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.