Título: Categoria Nível Superior 3º Lugar: O controle da corrupção no Brasil
Autor(es): Maciel, Felipe Guatimosin
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 49 páginas
Data: 2005
Detentor dos direitos autorais: Felipe Guatimosin Maciel
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Resumo: O presente trabalho analisa a corrupção do ponto de vista da teoria econômica, analisando o caso do Brasil. Em particular, a corrupção é analisada como um fenômeno de "rent-seeking", tanto do ponto de vista teórico como empírico, sendo indicadas as implicações e os ganhos que esta abordagem pode trazer para o entendimento do fenômeno. O comportamento "rent-seeking", que pode ser definido como o dispêndio de recursos escassos na captura de transferências de riqueza, é prejudicial ao desenvolvimento de uma sociedade e ocorre quando os recursos são alocados politicamente, ao invés de pelo mercado. A corrupção, que pode ser definida como a venda, por funcionários públicos, de propriedade do governo para ganho pessoal, é determinada pela existência de poderes discricionários; pela existência de rendas econômicas consideráveis; e por uma probabilidade de detecção e punição relativamente baixa, e pode ser entendida como um comportamento de "rent-seeking". No Brasil, o comportamento corrupto está institucionalizado e seu controle pode ser feito pela revisão de algumas regras, de forma a incentivar o comportamento dos agentes da economia a se engajarem em atividades empreendedoras ao invés de investirem na busca de rendas improdutivas.
Palavras-chave: corrupção;  análise;  sociedade;  renda;  economia;  agente público
Objetivo: Tema: O combate à corrupção no Brasil: desafios e perspectivas
Trabalho apresentado no I Concurso de Monografias e Redações da Controladoria Geral da União - 2005
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Trabalho apresentado no I Concurso de Monografias e Redações da Controladoria Geral da União - 2005
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5458
Aparece nas coleções:Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3-lugar.pdf227.29 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.