Título: Defesa da Concorrência 1º Lugar: Os reguladores e as capacidades da autoridade antitruste: uma avaliação dos determinantes das decisões do CADE sobre atos de concentração
Autor(es): Moran, Márcio Roberto
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 72 páginas
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Márcio Roberto Moran
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: O presente estudo examina os determinantes das decisões sobre atos de concentração no Brasil, com ênfase nos fatores relacionados às capacidades do CADE. Partindo-se de uma amostra composta por 5,091 fusões ou aquisições, bem como 30,543 votos de 36 membros do conselho que decidiram o futuro das transações, modelos econométricos Probit Ordenado produziram as seguintes evidências: (i) ‘experiência predominante de trabalho no setor público’ afeta a probabilidade de níveis elevados de intervenção da autoridade antitruste; (ii) quanto maior for o ‘capital humano’ dos reguladores ou menor for o ‘número de votos considerados em uma decisão’, maior deverá ser a probabilidade de altos níveis de intervenção nos negócios privados; e (iii) ‘formação acadêmica preponderante em Direito’ também tende a aumentar a probabilidade de intervenção. Quanto à importância desses achados, destaca-se a necessidade de que a lei antitruste (i) contemple mais do que, somente, o ‘notório saber jurídico ou econômico e reputação ilibada’ e a ‘idade mínima’ no que tange aos critérios para nomeações de reguladores, (ii) garanta o equilíbrio na distribuição de perfis dos profissionais que atuam no painel votante e, finalmente, (iii) seja menos flexível no que diz respeito ao tamanho do painel votante que legitima uma decisão.
Palavras-chave: antitruste;  análise;  concorrência;  direito econômico;  agência reguladora
Objetivo: Tema: Defesa da Concorrência
Monografia apresentada ao X Prêmio SEAE de monografias premiadas em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2015
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: CD-ROM
Texto publicado no X Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5376
Aparece nas coleções:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1o-lugar-marcio-roberto-moran-seae-2015.pdf1.49 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.