Título: Como um protocolo de classificação de risco pode qualificar o encaminhamento dos pacientes na emergência
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=103&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: Mar-2007
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, hospital universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comprometido com a prestação de assistência de qualidade, possui um serviço de emergência que é referência no estado para o atendimento a pacientes de alta complexidade. O presente trabalho é o relato das melhorias obtidas no processo de atendimento deste serviço, por meio de ações como implantação do protocolo assistencial de classificação de risco e alterações de área física (criação do setor de acolhimento, da área para triagem e da unidade vascular), que resultaram em indicadores de melhoria da qualidade assistencial. O objetivo buscado e alcançado nessa experiência foi a criação de condições para a priorização do atendimento a pacientes graves, ofertando a estes uma assistência de maior segurança, conforto e qualidade, desde a sua chegada ao setor até as diferentes etapas do processo
Palavras-chave: Atendimento ao cidadão;  Pacientes;  Emergência;  Protocolo de classificação de risco;  Qualidade assistencial
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo garantir a qualidade da assistência pela padronização do atendimento e da priorização do paciente mais grave
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Áreas temáticas: Atendimento ao cidadão; atendimento ao consumidor; atendimento ao usuário; estabelecimento de padrões de atendimento de serviços; estabelecimento de padrões de atendimento e serviços
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/535
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)
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