Título: Gerência de Projetos: teoria e prática
Autor(es): Chaves, Tiago (Conteudista, 2017)
Eloy, Vinicius (Conteudista, 2017)
Rossi, Eduardo Caldas (Conteudista, 2017)
Lage, Nival Oliveira (Conteudista, 2011)
Martins, Carlos Eduardo (Conteudista, 2013)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo 1: Introdução à Gerência de Projetos e Gerenciamento da Integração, 30 páginas
Módulo 2: Gerenciamento de Escopo e elaboração de uma EAP, 20 páginas
Módulo 3: Gerenciamento do Cronograma e dos Custos do Projeto, 29 páginas
Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Partes Interessadas e das Comunicações, 22 páginas
Módulo 5: Gerenciamento da Qualidade, dos Recursos e das Aquisições, 20 páginas
Data: 2017
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Resumo: O curso Gerência de Projetos: teoria e prática foi desenvolvido pelo Serpro e migrado para a Enap em 2011, e já foi objeto de revisão nos de 2013 e 2017. Na versão 2017 a versão curso passou a ser blended, e começou a ter encontros presenciais com estudo e acompanhamento virtual dos tutores no AVA. Esta última revisão a Enap realizou uma parceria com o Project Management Institute - PMI-DF, através do Capítulo PMI Distrito Federal - PMI-DF. O Gerenciamento de Projetos é uma prática de gestão empresarial que se destaca hoje nas organizações como diferencial competitivo para a realização de seus negócios. Para as organizações públicas, representa uma importante ferramenta de gestão em favor do princípio da eficiência. Este curso apresenta os conceitos fundamentais envolvidos no gerenciamento de projetos auxiliando, assim, atuais e futuros gerentes de projetos da Administração Pública. Na revisão de 2017 além da introdução teórica às áreas de conhecimento, o curso terá encontros presenciais para realização de atividades práticas, com base em uma realidade concreta do servidor. Tem como referência o PMBOK Guide - Project Management Body of Knowledge, guia publicado pelo instituto PMI - Project Management Institute (2017), na sua 6ª Edição, que reúne as melhores práticas na área de gerenciamento de projetos, com base em experiências de empresas de diferentes segmentos, públicas ou privadas. O conteúdo foi estruturado em 5 módulos, a saber: Módulo I: Introdução à Gerência de Projetos e Gerenciamento da Integração Módulo II: Gerenciamento de Escopo e elaboração de uma EAP 1º encontro presencial Módulo III Gerenciamento de Tempo e Custos do Projeto 2º encontro presencial Módulo IV: Gerenciamento dos Riscos, das Partes Interessadas e das Comunicações 3º encontro presencial Módulo V: Gerenciamento da Qualidade, dos Recursos Humanos, das Aquisições 4º encontro presencial Módulo de Encerramento.
Palavras-chave: gestão de projetos;  escopo do projeto;  tempo do projeto;  comunicação do projeto;  custo do projeto;  gestão de risco;  aquisição do projeto;  estrutura analítica do projeto;  parte interessada;  gestão de programas
Objetivo: Ao final do curso, espera-se que você seja capaz de: Identificar os conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Utilizar meios para definir o escopo, o tempo, e os custos para as atividades do projeto. Definir padrões de qualidade, apontar os recursos humanos e compreender a importância da comunicação em um projeto. Enumerar os principais riscos de um projeto, entender formas de aquisição e como funciona a integração entre as áreas de conhecimento. Reconhecer a importância do gerenciamento de projetos no contexto da Administração Pública, a partir da compreensão das melhores práticas definidas pelo PMI - Project Management Institute. Utilizar as melhores práticas de Gerenciamento de Projeto na Administração Pública. Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto - EAP. Importante: O curso não tem o objetivo de capacitar o participante em todo o conhecimento do Guia PMBOK, nem em prepará-lo para a Certificação PMP - Project Management Professional.
Público alvo: O curso Gerência de Projetos: teoria e prática destina-se especialmente àqueles servidores públicos do Executivo Federal diretamente envolvidos com atividades de gerenciamento de projeto ou interessados em aprender um pouco mais sobre o conhecimento teórico que embasa as práticas de gerenciamento de projetos em organizações públicas.
Contexto de aprendizagem: O curso Gerência de Projetos: teoria e prática apresenta cinco módulos didáticos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Observações/Notas: Diagramação do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB/CDT/Laboratório Latitude PMI-DF no âmbito do Termo de Cooperação Técnica e Operacional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5320
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Estratégia e Planejamento


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