Título: Produtividade e saúde financeira: a importância da venda de serviços pela Base Naval de Natal para clientes extra: Marinha
Autor(es): Brasil. Ministério da Defesa (MD). Marinha do Brasil
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=228&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 4 p.
Data: Mar-2002
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: A Marinha, com sua visão para o futuro e preocupada com a dificuldade de mensuração dos custos de suas organizações industriais e prestadoras de serviços, instituiu, a partir de 1994, o sistema de Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS). Nesse contexto, a base Naval de Natal (BNN) precisou encontrar propostas que a mantivesse superavitária. Para tal, tornou-se necessário o engajamento de todos os níveis da OM para, dentro de uma visão sistêmica de mensuração existente, atingir um desempenho global satisfatório. Após a implantação da iniciativa, alcançou-se o aumento substancial do faturamento, com relação aos clientes extra-Marinha, a redução dos prazos de prontificação dos serviços prestados, sem queda na qualidade e com a constante preocupação de se verificar o nível de satisfação do cliente; o incremento da terceirização consciente; o surgimento de parcerias com a iniciativa privada que geraram a otimização da capacidade instalada em algumas oficinas; maior agilidade no processo de obtenção, devido a uma melhor coordenação entre as áreas industrial e de logística; e a possibilidade de investimentos na área industrial e nas condições de trabalho,em decorrência do aumento da produtividade
Palavras-chave: Planejamento estratégico;  Gestão estratégica;  Desempenho institucional;  Indústria naval;  Marinha
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: implantação de sistemas informatizados de controle interno; criação de uma gerência específica para tratar de clientes extra- MB; elaboração de tabela de preços dos serviços prestados em função dos elementos de custo; mensuração dos custos de produtos finais (os serviços prestados aos clientes extra-MB); mensuração dos custos de insumos
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Marcio de Andrade Nogueira, Capitão-de-Mar-e-Guerra
Ações premiadas no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2001
Áreas temáticas: planejamento e gestão estratégica; planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/530
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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