Title: Regulação Econômica Categoria Estudantes de Graduação 1º Lugar: Determinantes de qualidade regulatória: principais instrumentos e o caso brasileiro
Authors: Borges, Eduardo Bizzo de Pinho
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 73 páginas
Issue Date: 2009
metadata.dc.rights.holder: Eduardo Bizzo de Pinho Borges
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar tanto os principais instrumentos de qualidade regulatória como a aplicabilidade desses instrumentos no contexto brasileiro. Para tal, são definidos, de forma sistemática, qualidade regulatória e seus principais instrumentos, quais sejam, Análise de Impacto Regulatório (AIR), consulta pública, consideração de alternativas à regulação, e medidas de redução dos custos de compliance. Diante do fato de que a AIR abrange todos os demais instrumentos de qualidade da regulação, maior enfoque é conferido a este instrumento, analisandose alguns de seus aspectos e explicitando-se em qual momento da AIR são incluídos os outros três instrumentos. Examina-se a trajetória da qualidade regulatória nos últimos anos no Brasil e avaliam-se os fatores relativos ao tema, bem como algumas das iniciativas governamentais. Embora o desempenho brasileiro em qualidade regulatória tenha piorado no período considerado, as perspectivas são positivas, conquanto sejam consolidadas as iniciativas recentes de aumento da qualidade do sistema regulatório, incluindo a implementação de AIR no país.
Keywords: regulação;  análise;  controle de qualidade;  direito econômico;  consumidor
Target: TEMA: Regulação econômica
Monografias apresentada ao IV Prêmio de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias Premiadas 2009
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN impresso 9788561200039
Texto publicado no IV Prêmio de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5306
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1-lugar-tema-2-estudantes.pdf364.19 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.