Título: Regulação Econômica Categoria Profissionais 1º Lugar: Regulação, eficiência produtiva e qualidade das operadoras de planos de saúde no Brasil: uma análise das fronteiras eficientes
Autor(es): Alves, Sandro Leal
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 78 páginas
Data: 2009
Detentor dos direitos autorais: Sandro Leal Alves
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: A regulação da qualidade tradicionalmente adotada estabelece contratos mínimos, regras de entrada e de conduta para os operadores. Em 2004, para induzir comportamentos na demanda e fim de estimular a competição por atributos de qualidade, a Agência Nacional de Saúde Suplementar inovou e passou a calcular e divulgar o Índice de Desempenho em Saúde Suplementar - IDSS, um indicador de qualidade das operadoras de planos de saúde formado a partir de diversas dimensões da operação. É função do regulador definir esses atributos e posteriormente divulgar o ranking tal qual uma agência de rating? Quais as conseqüências dessa regulação? O IDSS caminha na mesma direção da eficiência das operadoras? Para responder a estas questões, este trabalho trouxe duas contribuições importantes. Calculamos índices de eficiência técnica para as operadoras utilizando métodos das fronteiras eficientes, determinísticas e estocásticas. Posteriormente estimamos regressões Tobit para identificar os fatores de influência, em especial o IDSS. Este indicador se mostrou com o sinal contrário à eficiência das operadoras, o que pode gerar custos em termos de credibilidade regulatória. O tamanho das carteiras apresentou-se determinante para a eficiência sinalizando uma consolidação pela frente. A verticalização, tendência recente, foi contrária à eficiência e acende um alerta sobre estes movimentos.
Palavras-chave: regulação;  análise;  eficiência;  direito econômico;  saúde;  agência nacional de saúde suplementar
Objetivo: TEMA: REGULAÇÃO ECONÔMICA
Monografia apresentada ao IV Prêmio de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2009
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISBN impresso 9788561200039
Texto publicado no IV Prêmio de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5302
Aparece nas coleções:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1-lugar-tema-2-profissional.pdf767.04 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.