Título: X Prêmio SOF de Monografias 3º Lugar: Desonerações do imposto sobre produtos industrializados: Impactos sobre o mercado de trabalho
Autor(es): Geracy, Igor Vinícius de Souza
Editor: X Prêmio SOF de Monografias
Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 77 páginas
Data: Abr-2018
Detentor dos direitos autorais: Igor Vinícius de Souza Geracy
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: Tomando por base o trabalho de Paes (2015), o objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos sobre o mercado de trabalho das alterações tributárias do Imposto sobre Produtos Industrializados instituídas no período de 2007 a 2012, procurando identificar as relações entre as desonerações e os níveis de emprego formal, de admissões, de demissões e de salários dos trabalhadores. A limitação do período de análise a 2012 decorre da indisponibilidade de estimativas mais recentes sobre as alíquotas setoriais médias do imposto no nível de desagregação requerido pela pesquisa. A investigação é segmentada nos períodos de tratamento tributário 2007- 2010 e 2010-2012, buscando incorporar no modelo de análise os distintos contextos macroeconômicos e as respectivas políticas industriais que se sucederam nesse horizonte. Em função das características da política de desonerações, foi adotada uma estratégia de identificação territorial do seu impacto, estimando-se uma variável de carga tributária municipal em mais de 2 mil localidades, considerando mais de 200 classes de atividades industriais.
Palavras-chave: política tributária;  imposto sobre produtos industrializados;  carga tributária;  mercado de trabalho;  política econômica
Observações/Notas: Tema 1 - Despesa Pública
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5269
Aparece nas coleções:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.