Título: Categoria Profissionais 1° Lugar: Barreiras à entrada em mercados monopolizados: a distribuição de automóveis
Autor(es): Goldbaum, Sérgio
Editor: Esaf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 49 páginas
Data: 2006
Detentor dos direitos autorais: Sérgio Goldbaum
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da entrada de uma segunda concessionária de automóveis em mercados previamente monopolizados. Para tanto, construiu-se um banco de dados com a localização de concessionárias de automóveis em microrregiões e características demográficas e econômicas destas microrregiões. A partir desse banco e de modelos de escolha binária, foram identificadas variáveis que condicionam a existência e o número de concessionárias em microrregiões. Utilizando-se de um modelo adaptado de Bresnahan e Reiss (1990), foram estimados os custos fixos de entrada de concessionárias em mercados monopolizados. Os resultados obtidos sugerem que as barreiras à entrada não são significativas, o que aumenta a probabilidade de que a cláusula de exclusividade nos contratos de concessão não cause danos à concorrência no mercado brasileiro de distribuição de automóveis.
Palavras-chave: concorrência;  barreira;  distribuição;  monopólio
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5198
Aparece nas coleções:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1-lugar-tema-1-profissional.pdf498.86 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.