Título: Arquitetura e desempenho organizacional da Diretoria de Ensino da Aeronáutica – uma avaliação da funcionalidade do novo arranjo
Autor(es): Campos, Vinicius Irineu
Contribuidor: Souza, Regina Luna Santos de (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 Páginas
Data: Abr-2020
Detentor dos direitos autorais: Vinicius Irineu Campos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O artigo analisa a implementação de uma nova estrutura organizacional no Departamento de Ensino da Aeronáutica, em um contexto de reestruturação em todo o Comando da Aeronáutica iniciado no ano de 2015. O formato de Departamento dificultava a formação de uma visão de conjunto, afetando igualmente sua a coordenação e a integração entre os diversos componentes do sistema, apesar de facilitar a eficiência interna. Buscou-se assim um modelo de arquitetura organizacional sistêmica, flexível, orgânica, que se adaptável aos anseios do Comando da Aeronáutica para o Sistema de Ensino na Força Aérea. Por meio de uma análise SWOT das competências estratégicas dos principais gestores da Diretoria de Ensino, avaliam-se as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que margeiam a funcionalidade desse novo arranjo organizacional.
Palavras-chave: ensino;  estrutura organizacional;  aeronáutica
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5162
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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