Avaliação de desempenho e o perfil do avaliador de uma determinada força armada brasileira
Título: | Avaliação de desempenho e o perfil do avaliador de uma determinada força armada brasileira |
Autor(es): | Capanema, Rodrigo Marchon |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 46 Páginas |
Data: | Abr-2020 |
Detentor dos direitos autorais: | Rodrigo Marchon Capanema |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Resumo: | Este artigo fez um levantamento de dados relativos à avaliação de desempenho dentro de uma Força Armada Brasileira. Seu objetivo principal foi verificar a existência de uma relação entre o perfil profissional dos avaliadores e as notas atribuídas aos avaliados, durante o processo de avaliação de desempenho dos graduados dessa Força. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, utilizando a técnica documental para a coleta de dados, através de um sistema informatizado utilizado pela Força. Os dados analisados apontam para a existência de uma cultura de leniência no processo avaliativo e em quais grupos de avaliadores isso fica mais evidente, assim como outras tendências de avaliação apresentadas pelos avaliadores. Em seguida, são propostas algumas alternativas, já validadas pela literatura, para minimizar a subjetividade das avaliações. Após a conclusão dessas etapas, foram relatadas as contribuições e limitações da pesquisa e foram feitas sugestões para estudos futuros. |
Palavras-chave: | administração pública; avaliação de desempenho; forças armadas; gestão de pessoas |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública. |
Público alvo: | Interessados em Gestão Pública |
Contexto de aprendizagem: | 378 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5160 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Capanema.pdf | Arquivo principal | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.