Title: Menção honrosa 2: Rastreamento do transtorno do jogo: um panorama sobre os apostadores esportivos brasileiros
Authors: Santos, Allison Silva dos
Publisher: 3º Prêmio Secap de Loterias - 2019
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 65 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Allison Silva dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Este trabalho é uma pesquisa científica quantitativa transversal, de caráter observacional descritivo a respeito da prevalência do provável diagnóstico de transtorno do jogo nos apostadores esportivos brasileiros. Foi aplicado, em uma amostra de 182 apostadores esportivos, durante o período de 27 dias, por meio de questionário online, contendo 28 perguntas de múltipla escolha construído a partir da escala South Oaks Gambling Screem – SOGS, adaptada à população brasileira (OLIVEIRA, 2006) e readaptado agora para apostadores esportivos, em todo o território nacional. Desta forma, 57,1% foi a prevalência encontrada de prováveis apostadores com transtorno do jogo entre os apostadores esportivos, média maior que os 44,3% da literatura para apostadores em esportes. Os apostadores sociais foram 25,2% e apostadores problema 17,5% da amostra. A maior parte dos apostadores esportivos é do sexo masculino, idade média 28,4 anos, ativos no mercado de trabalho e com ensino superior completo ou cursando. A maioria dos participantes são apostadores aprendizes e recreativos, não foi possível diferenciar um apostador recreativo de um profissional quanto à prevalência de transtorno do jogo.
Keywords: loteria;  regulação econômica;  responsabilidade social;  comportamento humano;  aspecto psicológico
metadata.dc.description.additional: Tema: A regulação de loterias no brasil e aspectos de responsabilidade social corporativa das loterias: Incentivo à pesquisas estruturadas acerca de transtornos de jogos e apostas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5149
Appears in Collections:Prêmio SECAP de Loterias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MH2 - Allison Silva dos Santos.pdf6.59 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.