Title: Categoria Especial Projetos de Sustentabilidade Aeroportuária 1º Lugar: Ecoeficiência e higienização em banheiros aeroportuários
Authors: Godoy Junior, Ederaldo
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 25 páginas
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Ederaldo Godoy Junior
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Inovação
Abstract: O presente trabalho visa promover com baixo custo em curto prazo a ecoeficiência em banheiros de aeroportos e simultaneamente, facilitar a logística de higienização das mãos antes e depois das micções, por meio da instalação, substituição ou adaptação dos mictórios convencionais existentes, por novos mictórios ecológicos ou kits ecoeficientes. Para tanto, foi desenvolvido o mictório ecológico em duas versões, a primeira, o kit ecoeficiente, uma cuba lavatória acoplável sobre mictórios já instalados, e a segunda, um monobloco conjugado de lavatório-mictório. Dessa forma, a água clorada e ensaboada proveniente da higienização das mãos antes e depois das micções é diretamente reusada na descarga das micções. Assim, se promove ecoeficiência com os seguintes benefícios: economia e redução no consumo de água; facilidade na higienização das mãos antes e depois das micções; a autolimpeza da cuba mictória; o aumento na capacidade de atendimento do banheiro, sem que sejam necessárias reformas para aumentar a área; além de evitar o zigue-zague logístico entre o lavatório e o mictório, e assim, a consequente redução de gargalos que ocasionam as filas. O baixo custo e a fácil instalação, devido à simplicidade do dispositivo e o fato de poder ser implantado em sistemas já existentes, favorece sua implantação. Resultados obtidos com os protótipos indicaram uma economia mínima de 30% no consumo de água em banheiros de uso coletivo, redução de custos operacionais, além de promover a redução do risco da propagação infectocontagiosa por vias diretas e cruzadas entre usuários e/ou funcionários em áreas aeroportuárias, principalmente em períodos de fluxo intenso de transeuntes.
Keywords: aviação civil;  desenvolvimento sustentável;  redução de custo;  tecnologia
Target: Categoria: Projetos de Sustentabilidade Aeroportuária
Sustainable Development Objectives (ODS): 07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
metadata.dc.description.additional: Categoria Especial Projetos de Sustentabilidade Aeroportuária. Tema: Aviação sustentável (tecnologias para reuso de água & sustentabilidade do aeroporto)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5148
Appears in Collections:Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.