Título: Análise comparativa do desempenho orçamentário das organizações de ensino do comando da aeronáutica ‒ COMAER
Autor(es): Santos, Lucilady Correia Dos
Contribuidor: Santos, Rita de Cássia Leal Fonseca dos (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 22 páginas
Data: Mar-2020
Detentor dos direitos autorais: Lucilady Correia Dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Educação e Docência
Gestão Pública
Orçamento e Finanças
Resumo: A crescente demanda por recursos públicos esboçada pelos órgãos da Administração Pública Federal tem transformado o processo de gestão orçamentária em uma ferramenta essencial e fundamental no tocante ao desempenho dessas instituições. O objeto deste estudo é averiguar as distinções que existem no tocante ao desempenho orçamentário das organizações de ensino do Comando da Aeronáutica através de um comparativo entre elas. O objetivo do trabalho é demonstrar que mesmo diante de um arcabouço de lesgilações, regras e procedimentos estabelecidos, um grupo de organizações públicas apresentam um desempenho orçamentário diferente, posto que as suas práticas divergem em pontos expressivos e refletem as práticas de cada uma na gestão dos seus recursos públicos. Por meio da análise descritiva, quantitativa e qualitativa dos dados anuais da execução orçamentária das despesas retirados do sistema tesouro gerencial e da aplicação de questionamentos às cinco escolas do comando da aeronáutica, conclui-se que: as práticas do processo de gestão orçamentária são diferentes em todas as avaliadas, constatando-se que há uma correlação negativa em relação à execução orçamentária das escolas, e correlação moderada nas atividades desempenhadas dentro dos departamentos de orçamento.
Palavras-chave: orçamento público;  desempenho;  gestão orçamentária;  administração pública federal;  aeronáutica
Objetivo: Trabalho de Conclusão de curso de Especialização em Gestão Pública, para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5136
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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