Título: Criação de valor e sexto método: a abordagem da OCDE para o controle de operações envolvendo commodities
Autor(es): Hahn, Giana Alves dos Santos
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 73 páginas
Data: Out-2019
Detentor dos direitos autorais: Giana Alves dos Santos Hahn
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Resumo: O tema criação de valor passou a ter grande repercussão na área da tributação internacional a partir dos resultados do Projeto BEPS. Nesse sentido, foi apresentado como critério chave para se estabelecer uma coerência entre o local onde as atividades econômicas de um grupo multinacional são desempenhadas e o local onde seus resultados devem ser reportados, consistindo, portanto, em premissa básica para o controle de preços de transferência. Em 2017, a OCDE publicou em suas Diretrizes de Preços de Transferência tratamento específico para operações com commodities, o qual une a aplicação da análise da criação de valor à metodologia já desenvolvida por alguns países calcada no uso de cotações públicas, conhecida como “sexto método”. Assim, o presente trabalho propõe-se a discorrer sobre a abordagem proposta, promovendo apontamentos acerca de vantagens e dificuldades enfrentadas em sua utilização para o exame de transações com essas mercadorias, especialmente tendo em vista as medidas adotadas por países que introduziram o “sexto método” em sua legislação e serviram de inspiração para a metodologia desenvolvida pela OCDE.
The idea of value creation has become a topic of great repercussion in the international taxation field from the BEPS Project outcomes. In this sense, the concept was presented as a key element for establishing a coherence between the location where the activities of a multinational group are performed and the location where its profits should be reported, thus constituting a basic premise for the transfer pricing control. In its 2017 Transfer Pricing Guidelines, OECD has released a specific approach applied to commodities transactions, which put together the brand new approach of value creation analysis and another methodology already developed by some countries, based on the use of quoted prices, much known as “sixth method”. Thus, this paper intends to present the proposed OECD approach, also promoting some considerations with respect to the advantages and difficulties faced in its practical implementation, specially taking into account the measures adopted by countries which introduced the ‘sixth method” in its domestic legislations and inspired the OECD methodology to examine commodities transactions.
Palavras-chave: economia;  direito tributário;  commodities;  tributação;  mercadoria
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Público alvo: Especialistas e interessados em direito tributário.
Contexto de aprendizagem: 368 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5066
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giana Hahn.docartigo principal433.5 kBMicrosoft Word Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.