Título: Os limites das operações intragrupo como medida de economia tributária: os casos de operação comercial com empresa interdependente e reorganização societária.
Autor(es): Fernandes, Fabio Franco Barbosa
Contribuidor: Santos, Luiz Eduardo de Oliveira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 41 páginas
Data: Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Fabio Franco Barbosa Fernandes
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Resumo: As mutações nas estruturas societárias que fazem parte do procedimento de organização jurídica das sociedades estão, nos dias atuais, deixando de atender apenas a reorganização dos negócios e se aproximando, cada vez mais, ao direito tributário na medida em que essas alterações podem refletir diretamente na oportunidade de elaboração de planejamentos tributários. Compreender os limites legais de interseção entre esses dois temas ligados pela economia fiscal é de fundamental importância, para orientação do comportamento esperado dos particulares, na organização de seus negócios. Para isso, é interessante ter uma visão dessa temática nos tribunais administrativos, por meio do estudo de casos concretos. Esses casos têm em comum a ocorrência de estruturações societárias que precedem operações comerciais e que possibilita, dentro da interpretação da legislação tributária procedida pelos contribuintes, uma redução de sua carga tributária, contestada pela fazenda nacional. Constatou-se, na avaliação dos conceitos apresentados e nas argumentações trazidas pelas partes interessadas, que, em várias situações, estamos diante de um alargamento na interpretação da legislação tributária que se mostra incompatível com a realidade dos negócios empreendidos, caracterizando um planejamento tributário dito “agressivo”.
Palavras-chave: tributação;  planejamento;  direito tributário;  economia;  legislação
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Público alvo: Especialistas e interessados em direito tributário.
Contexto de aprendizagem: 368 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5065
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Franco Barbosa Fernandes.docxartigo principal249.41 kBMicrosoft Word XML Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.