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dc.contributor.authorCunha, Daniel Alves da-
dc.date.accessioned2020-06-02T20:31:41Z-
dc.date.available2020-06-02T20:31:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5012-
dc.description.abstractO transporte aéreo no Brasil é tratado como um serviço público essencial à economia e à sociedade, pois desenvolve, gera crescimento, integra, cria acessibilidade e sustentabilidade à nação. O Governo Federal não é capaz de explorar na sua totalidade os potenciais do transporte aéreo no Brasil garantindo a livre movimentação de pessoas e bens dentro do território nacional. Para tanto são definidos na Constituição Federal e dispositivos regulamentadores critérios para a exploração desses serviços por terceiros. Necessária, portanto, a criação de órgãos governamentais visando à regulação da prestação desses serviços direcionando-os para a satisfação dos interesses do Estado e da sociedade. Às agências reguladoras, no âmbito da aviação civil brasileira à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), recai a responsabilidade pela implementação de forma majoritária da política regulatória, de forma que produzam um serviço cujos benefícios justifiquem os custos e gerem resultados finais positivos.Esta dissertação foi desenvolvida a partir da identificação da necessidade de se realizar uma análise ex-post do impacto regulatório da exigência para a implementação de Serviços de Combate a Incêndio e Salvamento em Aeroportos Civis Brasileiros (SESCINC). Trata-se de um serviço que visa mitigar danos de eventuais ocorrências aeronáuticas, mas que possui um alto custo de implementação e operacional. Ou seja, há um benefício esperado pelo serviço, contudo este benefício deve ser maior ou igual do que seus custos atrelados.Desta forma este trabalho objetivou entender o nível de risco dos aeroportos brasileiros, o real benefício trazido pelo SESCINC e quanto custa para os aeroportos atenderem ao regulamento. Para isso, foram estudadas 9.6 milhões de decolagens de aeronaves, 1.868 eventos de segurança operacional ocorridos nos 100 aeroportos mais movimentados do Brasil que possuem SESCINC instalado, no período de 2006 a 2015. Foi constatado claramente que estes custos superam em muito os benefícios trazidos pelo serviço, demandando um reequilíbrio da exigência normativa, a fim de garantir maiores níveis de qualidade regulatória. Este reequilíbrio foi proposto considerando-se o impacto de alterações normativas em elementos o risco coberto pelo serviço, os custos do serviço, dentre outros. Propõe-se finalmente ao Órgão Regulador onze possíveis critérios normativos onde os tradeoffs foram considerados ótimos em termos de desempenho regulatório, trazendo benefícios globais sem prejudicar o nível de segurança requerido no setor aéreo brasileiro.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectaviação civilpt_BR
dc.subjecttransporte áereopt_BR
dc.subjectimpacto regulatóriopt_BR
dc.subjectgestão de riscospt_BR
dc.titleCategoria Melhor Monografia 1º Lugar: Qualidade regulatória: análise de impacto com gerenciamento de risco para a exigência de serviços de combate a incêndio e salvamento em aeroportos civis brasileirospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderDaniel Alves da Cunhapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical81 páginaspt_BR
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalCategoria: Monografia Tema: Gestão e Infraestrutura Aeroportuáriapt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação
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