Title: Coworking Público de Confecção
Authors: Santos, José Don Carlos Alves dos
metadata.dc.contributor.other: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 20 Páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: José Don Carlos Alves dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: A crise no mercado de trabalho atinge de forma desigual diferentes grupos sociais e regiões do Brasil. O índice de desemprego no país é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade. No município de Itabira em Minas Gerais, há um alto índice de desemprego, principalmente para as mulheres que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade social, seja vítimas de violência doméstica, física, sexual ou psicológica. A situação problema deste projeto é: O que fazer para gerar emprego e renda de forma a inserir estas mulheres no mercado de trabalho. A proposta deste projeto consiste em iniciar a implantação de um polo de confecção de lingerie no município de Itabira de forma a possibilitar a geração de emprego e renda para as mulheres e atender aos ODS 1 – Erradicação da pobreza e ODS 5 – Igualdade de Gêneros. Dessa forma, Itabira pretende inovar com uma política pragmática para atender as mulheres duplamente excluídas, com grande potencial estabilizador para as famílias tanto no plano econômico quanto no plano social.
Keywords: mercado de trabalho;  desenvolvimento econômico;  mulher;  inclusão social;  desenvolvimento sustentável;  pobreza
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4982
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Don Carlos Alves dos Santos.pdfArquivo principal866.6 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.