Title: 2º Lugar - Iniciativas de Inovação: Inovando em análise e treinamento com animações
Authors: Razaboni, Paulo Manoel
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação, 16 páginas
Issue Date: Apr-2016
metadata.dc.rights.holder: Paulo Manoel Razaboni
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Ao longo dos anos, muitos esforços têm sido empregados na análise das causas de acidentes aéreos e, desta forma, o aprendizado decorrente vem sendo incorporado pela indústria, companhias aéreas, controladores de tráfego e difundido até mesmo entre os passageiros. Embora a taxa de acidentes (número de eventos por horas voadas) venha progressivamente diminuindo como resultado direto das ações acima, o número absoluto de eventos tende a aumentar seguindo a crescente quantidade de operações aéreas. Estes fatores forçam continuamente a elevação dos padrões aceitáveis de segurança. Assim, novas ações se fazem sempre necessárias como forma de melhorar a percepção da segurança aérea. Os acidentes podem ser interpretados como o pico de uma pirâmide, para o qual concorre certa quantidade de incidentes (precursores). Abaixo destes, uma série de eventos menores reportados, e abaixo ainda, ainda uma grande quantidade de eventos de menor relevância, que passam sem registro de reporte. Ao longo desta pirâmide, em cada nível, podem figurar elementos com o potencial de se combinar e escalar até o grau máximo. Assim, além de simples falhas em componentes das aeronaves, fatores como a complexidade crescente dos sistemas e a interface com a tripulação merecem ser analisados. Os recursos para análise e treinamento baseados em ocorrências precisam atingir um público mais amplo, assim como a análise de eventos precursores ou, em uma escala mais profunda e eficaz, das ocorrências em qualquer grau.
Keywords: aviação civil;  transporte áereo;  acidente áereo;  tecnologia;  análise;  inovação
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Concurso de Monografia: Prêmio de Desenvolvimento e Inovação da Aviação Civil. Categoria: Iniciativas de Inovação. Tema: Gestão da Navegação Aérea
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4960
Appears in Collections:Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2º Lugar - Iniciativas de Inovação.pdfINOVANDO EM ANÁLISE E TREINAMENTO COM ANIMAÇÕES2.2 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.